10 dicas para cuidar corretamente da sua saúde ocular

10 dicas para cuidar corretamente da sua saúde ocular
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Algumas pessoas não dão o devido valor à saúde dos olhos. Apenas torna-se uma preocupação quando surge algum problema.

Há diversas doenças que, se identificadas precocemente, podem ser tratadas da maneira correta, evitando a perda da visão. Alguns exemplos são o Glaucoma e Catarata.

Para garantir que seus olhos estejam saudáveis, é importante adotar algumas medidas simples, porém bastante eficazes. Listamos aqui os cuidados básicos que todos devem ter com seus olhos, algumas dicas e hábitos para cuidar corretamente da sua saúde ocular no seu dia a dia.

1- Visite regularmente um oftalmologista 

É recomendado pelo menos uma consulta anual para se fazer exames de rotina: tonometria (medida de pressão intraocular), refração (mede o grau dos óculos, se necessários) e fundo de olho (exame da retina e nervo óptico). Estes exames são de extrema importância para detectar doenças como glaucoma e degeneração macular, mais frequentes a partir dos cinquenta anos.

Os exames são realizados em poucas horas. Aqui, no Instituto de Olhos da Amazônia, realizamos todos esses exames e você poderá contar com médicos especialistas em cada área.

2- Evitar coçar os olhos

O hábito instintivo e prejudicial de esfregar com frequência a região dos olhos pode resultar em problemas oculares, pois a estrutura é muito frágil e a pressão exercida na área pode provocar lesões e doenças mais graves. As mãos têm impurezas e podem levar bactérias para os olhos, desenvolvendo uma conjuntivite bacteriana, ou até causar ferimentos radicais. Se a sensação de coceira persistir, procure um oftalmologista para verificar a causa.

3- Hábitos saudáveis

Uma dieta equilibrada é a chave para uma vida mais saudável, você provavelmente já sabia disto, mas será que você também estava ciente de que alimentar bem pode ajudar a prevenir uma série de doenças oculares?

E qual é a melhor maneira de evitar problemas de saúde como hipertensão e diabetes? Adotando uma alimentação saudável, evitando consumir em excesso açúcares, carboidratos, gordura e sódio.

Uma pessoa que, além de se alimentar corretamente, mantém outros hábitos saudáveis, como não fumar e evitar a exposição excessiva à radiação solar, também evita a Degeneração Macular Relacionada à Idade, que é uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 50 anos de idade.

4- A qualidade do sono pode estar ligada a uma boa visão.

Dormir mal afeta o nosso rendimento e a qualidade do nosso dia, mas você sabia que baixa qualidade de sono pode afetar gravemente a nossa visão?

Isso acontece porque o pigmento chamado de rodopsina, substância sensível à luz, se regenera durante o sono. Ao dormir menos tempo do que o recomendado não há regeneração do pigmento. A insônia também pode interferir na lubrificação dos olhos e, como consequência, causar a síndrome do olho seco, além de contribuir para irritação e ardência.

5- Evitar consumo de bebidas alcóolicas

Apesar das bebidas alcoólicas serem metabolizadas pelo fígado, elas produzem resíduos tóxicos, o que favorece o envelhecimento precoce das células oculares. Além disso, o álcool causa desidratação, afetando também os olhos.

6- Proteja-se do sol

Em questão de proteger os olhos, e importante que você saiba que utilizar óculos de sol, não é apenas uma questão de estilo, ou até mesmo gosto pessoal. Escolhidos adequadamente, eles podem te ajudar a proteger a retina das radiações solares e de uma série de problemas de visão, inclusive da catarata.

7-Evite o tabagismo

O consumo do cigarro está associado a alguns problemas de visão, como degeneração macular, catarata e danos no nervo óptico, sendo capaz de causar cegueira irreversível ao fumante. Se você já tentou parar de fumar e não conseguiu, aqui vai um bom motivo para largar o tabagismo.

8- Uso de maquiagens e seus cuidados

Usar cosméticos fora da validade, ou de terceiros, também pode causar consequências ruins à saúde dos olhos. Após o término do uso dos pincéis e escovas de maquiagem, lave-os para evitar a proliferação de bactérias nos mesmos. Observe sempre o prazo de validade de cada produto.

Vale lembrar que dormir sem remover os produtos de beleza dos olhos, pode acarretar em irritação e até mesmo inflamar a área ocular.

9- Lubrifique os olhos

Nossos olhos precisam ser lubrificados constantemente, por isso é de extrema importância que você pisque, principalmente ao sentir segura ou coceira. Porém, se permanecerem os sintomas, procure um especialista.

10- Computadores e celulares

O uso excessivo de computadores, tablets e celulares pode causas além de dores de cabeça, a astenopia, a famosa vista cansada. Por isso é indicado intervalos a cada duas horas, por pelo menos dez a vinte minutos.

Lembre-se!

Seguindo todas as dicas é possível conservar sua vista, e torná-la mais saudável por muito tempo, evitando quaisquer tipos de doenças com antecedência.

Rate this post