3 dicas para cuidar da saúde ocular na medida em que envelhece

3 dicas para cuidar da saúde ocular na medida em que envelhece
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O cuidado com os olhos é um investimento importante para a saúde geral, já que problemas de visão interferem em muitos âmbitos da rotina e costumam aparecer conforme vamos envelhecendo.

Para além da prevenção de doenças e outras consequências graves como a cegueira, a boa adaptação aos óculos, por exemplo, evita sintomas como tontura, mal-estar e falta de concentração.

Algumas atitudes como ir ao oftalmologista periodicamente, dormir o suficiente e oferecer aos seus olhos intervalos regulares enquanto podem ajudar a manter a saúde ocular. Confira algumas dicas  que separamos para ajudar você a cuidar da saúde dos seus olhos:

Cuidados básicos

Existem alguns cuidados básicos que você pode tomar para preservar o máximo de sua saúde ocular a medida que envelhece. São eles:

  • Realizar exames periódicos com oftalmologista;
  • Ter uma alimentação saudável, rica em  Omega-3 e antioxidantes;
  • Melhorar a qualidade da iluminação ambiental evitando a fadiga ocular;
  • Não fumar (o fumo aumenta o estresse oxidativo e está ligado a diversas doenças oculares);
  • Fazer exercícios físicos para melhorar a oxigenação ocular, eliminar toxinas e radicais livres.

Além desses, listamos 3 dicas valiosas que irão te ajudar nessa empreitada.

Proteja seus olhos dos raios ultravioletas

A radiação ultravioleta causa danos irreversíveis para a saúde ocular. Normalmente, eles estão associados a doenças, como: catarata, alterações na conjuntiva e degeneração da região central da retina (a mácula). 

Lembre-se de sempre proteger seus olhos com óculos escuros de qualidade e que garantam a proteção à radiação ultravioleta.

Mantenha-se ativo

Um estilo de vida ativo é bom para todo o corpo e isso inclui os olhos. Estudos mostraram que pessoas que levam vidas sedentárias apresentam mais problemas de visão à medida que envelhecem do que pessoas mais ativas.

Consulte seu oftalmologista

Se já passou algum tempo desde a sua última consulta, é hora de ver seu oftalmologista! Enquanto muitas condições oculares relacionadas à idade se desenvolvem com o tempo, algumas podem surgir aparentemente do nada. 

Visite seu oftalmologista imediatamente se tiver algum destes sintomas: manchas repentinas ou perda de visão, flashes de luz, dor ocular, visão dupla ou vermelhidão, inchaço dos olhos ou pálpebras.

4.7/5 - (183 votes)