6 fatos sobre a diabetes e seus olhos

6 fatos sobre a diabetes e seus olhos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Sabemos que a Diabetes é uma doença metabólica crônica que se caracteriza pelos níveis de glicose do sangue. Ela se dá quando a insulina, um hormônio presente no corpo que é responsável por transportar a glicose no sangue para o interior das células, não é produzida ou existe o mau funcionamento, fazendo com que o açúcar se acumule no sangue, ao invés de ser gasto nas células do corpo.

Por essas alterações nas altas concentrações de glicose que circula no sangue, comum na diabetes não tratada, pode ocasionar alterações na visão, que pode se dar por sinais e sintomas, como visão embaçada e dor nos olhos.

Os níveis de glicose aumentam, sendo assim possível que haja a progressão de alterações na visão podendo haver o surgimento de novas doenças como glaucoma, catarata e em alguns casos a cegueira irreversível.

Portanto, é importante tratar da diabetes para que não ocasione novas doenças, como as doenças oculares citadas. Controlar o açúcar no sangue é vital para pessoas que dispõem dessa doença. A retinopatia diabética é a causa mais comum de perda da visão. Mas neste artigo, traremos 6 fatos surpreendentes sobre a diabetes e sua saúde ocular.

1 – A maioria das principais doenças oculares de diabetes levam cerca de 10 anos para se desenvolver

Danos aos olhos devido ao açúcar no sangue descontrolado não apresentam sintomas iniciais. Mas isso não significa que sua visão esteja segura durante anos. Por isso, é necessário que consultas no oftalmologista sejam periódicas para encontrar problemas antes de notá-los.

2 – Pessoas com diabetes estão mais propensas a desenvolver catarata

A catarata se desenvolve em uma idade mais jovem e tem uma progressão maior em adultos, ainda mais em adultos que têm diabetes. Por isso, níveis elevados de açúcar no sangue levam ao acúmulo de células e proteínas no cristalino dos olhos.

3 – Mulheres com diabetes que engravidam têm mais risco de desenvolver catarata do que os outros. 

Para que isso seja evitado, a mulher no início da gravidez deve fazer um exame oftalmológico para que o médico oftalmologista passe as recomendações necessárias.  

4 – Diabetes pode causar paralisia do músculo ocular e visão dupla.

Quando a diabetes está em um estado grave causa danos suficientes à circulação do corpo e isso pode levar a paralisia dos músculos que movem os olhos. Se os músculos oculares não funcionarem corretamente, os olhos não funcionarão juntos. O cérebro neste caso recebe duas imagens, assim causando a visão dupla ou diplopia. Tomar os cuidados e manter o açúcar no sangue controlado, pode ajudar a resolver esse problema na visão. 

5 – Pessoas com diabetes podem ser mais propensas a contrair infecções oculares.

Pessoas que têm diabetes, tendem a contrair infecções facilmente, pois quando não é controlado corretamente afeta o sistema imunológico do corpo, é diminuída a capacidade de combater as infecções. 

6 – A visão embaçada do diabetes pode ser temporária ou muito séria.

O açúcar no sangue deve ser mantido sob o controle, pois você pode ter a visão embaçada que vai e volta. O dano a longo prazo pode afetar sua retina e vasos sanguíneos, podendo haver a perda permanente da visão. Por isso, é importante manter o açúcar no sangue controlado, para evitar tais problemas.

Escolha por IOA!

Devido aos dados trazidos neste artigo, ficou claro que temos que passar em consultas oftalmológicas periodicamente, principalmente pessoas que têm condições como diabetes.

Por isso, o Instituto de Olhos da Amazônia possui médicos e equipamentos excelentes para cuidar da saúde dos seus olhos.

Agende sua consulta conosco!