7 dicas para manter a saúde ocular em dia

7 dicas para manter a saúde ocular em dia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Cuidar da nossa saúde ocular, não é uma tarefa fácil. Porém, para garantir que seus olhos estejam saudáveis, é importante adotar algumas medidas simples, porém bastante eficazes.

Contudo, existem diversas doenças que, se identificadas precocemente, podem ser tratadas da maneira correta, evitando a perda da visão. Alguns exemplos são o Glaucoma e Catarata.

Por isso listamos aqui os cuidados básicos que todos devem ter com seus olhos, algumas dicas e hábitos para cuidar corretamente da sua saúde ocular no seu dia a dia. 

1. Durma bem 

Você sabia que dormir pouco também é um hábito prejudicial à visão? O ideal é dormir cerca de 8 horas por dia, menos que isso influenciam no cansaço do corpo e dos olhos, podendo causar vermelhidão ocular, vista cansada e inchaço.

2. Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Consumir bebidas alcoólicas prejudicam a visão, mesmo sendo metabolizadas pelo fígado, elas produzem resíduos tóxicos, o que favorece o envelhecimento precoce das células oculares. 

3. Mantenha uma boa alimentação 

Ter hábitos alimentares saudáveis influenciam todo o organismo, inclusive os olhos. Adotando hábitos saudáveis é possível evitar a Degeneração Macular Relacionada à idade, que é uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 50 anos de idade.

4. Evite o tabagismo 

O consumo do cigarro está associado a alguns problemas de visão, aumentando significativamente o risco de desenvolver Degeneração Macular, danos no nervo óptico e alguns tipos de catarata. O tabaco contém substâncias que, quando inaladas, alteram o metabolismo das estruturas oculares, e aceleram o envelhecimento, favorecendo o desenvolvimento de doenças na visão antes do esperado! Se você já tentou parar de fumar e não conseguiu, aqui vai um bom motivo para largar o tabagismo.

5. Não esqueça dos óculos de sol

Mais que um acessório da moda, os óculos de sol são um item essencial para ajudar a proteger os olhos. Escolhidos adequadamente, eles podem te ajudar a proteger a retina das radiações solares e de uma série de problemas de visão, inclusive da catarata.

6. Evite coçar os olhos 

Coçar os olhos faz mal e pode ser perigoso para a sua visão. Embora pareça um simples ato de descuido para muitas pessoas, ele causa riscos para a visão e para a saúde ocular. Pelo fato da estrutura ser muito frágil, a pressão exercida na área pode provocar lesões e doenças mais graves. As mãos têm impurezas e podem levar bactérias para os olhos, desenvolvendo uma conjuntivite bacteriana, ou até mesmo causar ferimentos radicais. Se a sensação de coceira persistir, procure um oftalmologista para verificar a causa.

7. Realize consultas oftalmológicas 

Não basta obter o diagnóstico de determinada doença da visão, fazer o tratamento e abandonar as consultas médicas.

É importante que o oftalmologista acompanhe de perto como está evoluindo o tratamento, se os efeitos estão dentro do esperado ou se é preciso mudar o grau dos óculos, dentre outros fatores que serão determinantes para que sua visão seja otimizada. 

É recomendado pelo menos uma consulta anual para se fazer exames de rotina: tonometria (medida de pressão intraocular), refração (mede o grau dos óculos, se necessários) e fundo de olho (exame da retina e nervo óptico). Estes exames são de extrema importância para detectar doenças como glaucoma e degeneração macular, mais frequentes a partir dos cinquenta anos.

Os exames são realizados em poucas horas. Aqui, no Instituto de Olhos da Amazônia, realizamos todos esses exames e você poderá contar com médicos especialistas em cada área. Que tal agendar agora mesmo sua consulta?

Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco.
WeCreativez WhatsApp Support
Unidade Shopping Metrópole
Unidade Shopping Metrópole
Longe
WeCreativez WhatsApp Support
Unidade Distrito Industrial
Unidade Distrito Industrial
Longe