Cuidados e hábitos essenciais para a saúde dos olhos

Cuidados e hábitos essenciais para a saúde dos olhos

Para ter uma visão saudável é importante tomar alguns cuidados com a higiene dos olhos, tendo ciência de determinadas atitudes que possam prevenir danos à visão. Cultivar alguns hábitos são o suficiente para manter a saúde desses órgãos tão sensíveis, mas que estão sempre expostos ao contato natural, físico ou cosmético. 

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum distúrbio de visão. Deste número, cerca de 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Porém, se fossem tratados precocemente, poderiam ter sido evitados. Em função disso, selecionamos algumas dicas capazes de prevenir e evitar problemas oculares, veja a seguir!

1 – Alimente-se bem

Ao falarmos de hábitos saudáveis, falamos consequentemente de uma boa alimentação. Para isso, existe uma lista enorme de alimentos saudáveis que contém vitaminas essenciais para a nossa visão.

Basicamente, você deve optar por legumes, verduras e frutas de cores amarelas, verdes e laranja, pois são ricas em carotenoides (substância que previne a deterioração da mácula, e é responsável por nos fazer enxergar as cores). Você pode investir também em alimentos com vitaminas A, E, C e Ômega-3.

2 – Pratique atividades físicas

Estar acima do peso, somando uma má alimentação, pode causar problemas físicos que afetam os olhos, como diabetes e hipertensão.

3 – Evite muito tempo em frente as telinhas

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar nossa visão porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina. Essa luz azul da tela do celular pode causar a famosa “vista cansada”. Os sintomas começam a ser percebidos ao realizar tarefas comuns do dia a dia, como ler um livro ou usar o telefone celular. Gradualmente a visão parece perder sua capacidade, os objetos vão ficando embaçados. 

4 – Piscar os olhos várias vezes 

Pare agora mesmo o que está fazendo! Você sabia que interromper o que está fazendo e fechar os olhos por alguns segundos são outro exercício importante? Esse exercício ajuda a relaxar os olhos, uma vez que ao serem fechados não necessitam forçar em nada, prevenindo assim o cansaço ocular e outro problemas como dores na cabeça.

Além disso, piscar os olhos várias vezes enquanto foca a tela do computador ou do tablet é importante para garantir que os olhos se mantenham hidratados. Essa pequena preocupação pode ajudar a prevenir o ressecamento do olho, ajudando assim a prevenir o surgimento de problemas mais graves como a síndrome do olho seco. 

5 – Realize consultas periódicas 

As consultas periódicas ao Oftalmologista são muito importantes para garantir a saúde dos olhos, sendo especialmente importantes para detectar precocemente doenças como catarata ou glaucoma. O ideal é realizar consultas de rotina 1 vez por ano, para garantir um bom acompanhamento da saúde visual.

Seguindo essas dicas rápidas e simples, pode-se evitar problemas futuros na visão.