Por que você nunca deve dormir com suas lentes de contato?

Por que você nunca deve dormir com suas lentes de contato?

Dormir com lentes de contato aumenta o risco de infecções oculares graves de seis a oito vezes. É uma das coisas mais comuns e arriscadas que os usuários de lentes de contato adolescentes e adultos fazem. Não importa se você usa lentes de uso prolongado ou se adormece com elas acidentalmente ou apenas ocasionalmente.

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, divulgaram recentemente um relatório detalhando histórias horríveis de adolescentes e adultos que dormiam em seus contatos e danificaram gravemente sua visão.

Conheça Alguns Relatos

Um homem de 57 anos usou as mesmas lentes de contato por duas semanas. Ele dormia com eles regularmente, não as desinfetava diariamente e acabou na sala de emergência. Ele estava com dor e não conseguia ver bem. Ele havia desenvolvido uma infecção em ambos os olhos. Um olho respondeu ao tratamento, mas ele precisou de uma cirurgia para restaurar a visão do olho direito.

Um homem de 59 anos que dormiu com as lentes durante uma viagem de caça de dois dias desenvolveu uma abrasão na córnea. Ele pensou que estava se recuperando até que enxugou os olhos com uma toalha depois de sair do chuveiro. Ele ouviu um som de estouro e então seu olho começou a doer. Ele desenvolveu uma grande úlcera de córnea perfurada, uma ferida aberta na córnea. Ele foi submetido a uma cirurgia urgente para salvar seu olho.

Um homem de 34 anos que dormia com lentes de contato várias noites por semana e nadava com elas desenvolveu uma infecção rara e difícil de tratar, chamada ceratite por acanthamoeba. Ele precisou de vários meses de tratamento antiviral e antibacteriano tópico para restaurar sua visão.

Uma garota de 17 anos dormia com lentes de contato que comprou em uma loja sem receita. Ela desenvolveu uma úlcera de córnea em um olho. Embora o tratamento tenha melhorado sua visão, uma cicatriz permanece em sua córnea.

Quando usadas e cuidadas de maneira adequada , as lentes de contato fornecem correção segura e eficaz da visão. Mas milhares de pessoas desenvolvem  infecções todos os anos porque deixam de usar e cuidar de suas lentes de contato conforme as instruções.

O co-autor do relatório do CDC, acredita que a popularidade das lentes de contato contribui para uma atitude casual que muitas pessoas têm em relação a um dispositivo médico que usam todos os dias.

Em uma pesquisa realizada em 2015 pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, 99 por cento dos usuários de lentes de contato  admitiram ter pelo menos um mau hábito de higiene com lentes de contato, incluindo:

– Nadar ou tomar banho com os contatos inseridos,

– Limpar suas lentes com água da torneira,

– Não lavar as mãos adequadamente antes de manusear as lentes,

– Reutilizando a solução de limpeza.

Além disso, um em cada três usuários admitiu dormir com suas lentes de contato.

Lembramos que não dormir com suas lentes não é o bastante para garantir sua saúde ocular. Faça um acompanhamento com um médico oftalmologista!

Entre em contato conosco e marque sua consulta com o IOA!