Que uma boa alimentação faz bem à saúde, todos já sabem. De fato, quando feita de forma equilibrada e balanceada, ela tende a melhorar de forma considerável o funcionamento do corpo.
Mas, assim como existem alimentos que são pouco indicados para nossa saúde corporal de forma geral, existe um órgão que necessita de cuidados ainda maiores com a alimentação: os olhos.
Como eles ficam expostos e, por conta disso, vulneráveis a ações externas, eles pedem um cuidado e um carinho ainda maior para manterem seu funcionamento em bom estado.
Alimentos que prejudicam a saúde ocular
Por isso, existem alimentos que devem ser evitados por prejudicarem a saúde dos olhos e comprometerem sua longevidade.
Sabendo quais são esses alimentos, fica mais fácil o ato de cuidar da visão. Portanto, veja abaixo alguns deles:
Comidas ricas em gordura trans
É sabido que a gordura trans é um elemento prejudicial para a saúde como um todo. Como este ingrediente contribui para o aumento do colesterol, também prejudica a circulação sanguínea, consequentemente.
E os olhos são órgãos extremamente irrigados por vasos sanguíneos. Por isso, a ingestão de gorduras trans pode diminuir a acuidade visual, tornando-a curva e até possibilitando a ocorrência de derrames dentro do próprio globo ocular.
Óleos vegetais e margarinas
Sendo produzidos a partir da intensa utilização de produtos químicos, esses ingredientes, apesar de parecerem saudáveis, são ricos em gorduras poli saturadas que cooperam para o entupimento das veias.
Isso acontece porque a gordura presente nesses alimentos é de fácil oxidação, permitindo, assim, a mutação das células até que ocorra a inflamação dos tecidos.
Açúcar
O consumo de açúcar em excesso pode fazer com que a pessoa contraia diabetes, doença conhecida pela dificuldade do corpo em processar o açúcar.
Isto traz efeitos negativos para todo o corpo e os olhos são apenas uma das partes que recebem esses impactos.
Quando a diabetes atinge os olhos, pode fazer com que a pessoa contraia retinopatia, uma enfermidade que pode causar danos irreversíveis ao globo ocular. Em casos extremos, é possível haver perda total da visão.
Bebidas Alcoólicas
Quando ingerida em excesso, esta categoria de bebida pode afetar a visão tanto a curto, como a longo prazo.
No curto prazo, a pessoa passa a ter dificuldade de identificar contrastes, principalmente em situações em que ocorre a transição de claridade.
No médio e longo prazo, a bebida alcoólica pode afetar os músculos oculares que controlam o foco, fazendo com que haja dificuldade em manter a visão nítida sem a ajuda de lentes reparadoras.
Não só isso. O álcool presente nas bebidas pode prejudicar, ainda, a visão periférica.
Isso acontece porque esse ingrediente faz com que a luz tenha dificuldade de penetrar o interior dos olhos.
Em casos de alcoolismo crônico, o álcool presente nas bebidas pode danificar o nervo óptico e causar glaucoma ou, em situações mais sérias, a perda total da visão.
Com tudo isso, saiba que não é necessário excluir esses alimentos da dieta. A questão é saber ingeri-los da forma correta, com moderação.
Afinal, manter a saúde dos olhos em dia é manter também o bem-estar e a autoestima. Com uma visão saudável, a vida com certeza ganha outro tom.
Conte com o IOA!
O IOA (Instituto de Olhos da Amazônia), é uma clínica oftalmológica localizada em Ananindeua-PA que conta com profissionais especializados no mais alto nível, quando falamos dos cuidados com a sua visão.
Para auxiliá-los, contamos com equipamentos modernos, que permitem fazer uma variedade incrível de exames, sempre pensando em passar o diagnóstico preciso, sem contar as cirurgias feitas aqui.
Marque sua consulta conosco