O que são drusas nos olhos e qual o tratamento?

O que são drusas nos olhos e qual o tratamento?

Drusas são depósitos focais de material extracelular que são formados entre o tecido epitelial e o conjuntivo, denominado lâmina basal. As drusas são pequenos depósitos de proteínas de gordura (lipídios) que se acumulam sob a retina e possuem uma cor amarelada.

A retina é uma fina camada de tecido que reveste a parte de trás do interior do olho, localizado no nervo óptico. O nervo óptico é o que conecta o olho ao cérebro.

As drusas podem ser um sinal natural que pode surgir com o envelhecimento, mas podem também estar relacionados a problemas de visão. Elas são acúmulos de materiais de estresse oxidativo que se encontram entre as camadas da retina e podem estar divididas entre dois grupos. São elas:

Drusas moles 

As drusas moles possuem maior risco de DMRI (Degeneração macular relacionada à idade), possuem um maior aspecto e têm margens menos definidas. 

Drusas duras

Essas são significativamente menores que as drusas moles e são bem definidas, dando a entender onde começa e onde termina.

As drusas duras podem ser normais com a idade, essas normalmente não causam nenhum tipo de problema ocular grave.

Já as drusas moles, em geral pode ser considerada um sinal para a degeneração macular (DMRI). É chamada de degeneração macular relacionada à idade, pois ela se dá em pessoas com mais de 60 anos.

A medida que as drusas moles aumentam, elas podem causar cicatrizes e sangramentos nas células da mácula (parte da retina, responsável pela visão central). 

As drusas podem causar cegueira? 

As drusas não causam cegueira em sua totalidade, mas podem resultar na perda da visão central, ela que nos permite focar nos detalhes à frente do nosso olho.

Pessoas que possuem drusas moles são as que possuem maior risco de perder a visão no futuro. Isso ocorre porque a presença de muitas drusas moles se desenvolvendo na mácula, aumenta o risco de uma pessoa ter degeneração macular relacionada à idade.

A DMRI é uma doença progressiva, que com o tempo vai piorando, podendo levar grandes danos à visão central e/ou periférica.

Drusas duras normalmente não indicam problemas maiores a visão, mas quanto mais drusas duras, maior o risco de desenvolver drusas moles.

Sintomas 

Normalmente elas não possuem nenhum sintoma e a maioria das pessoas não sabe que tem drusas oculares até ser descoberto por um oftalmologista, durante um exame oftalmológico de rotina.

Mas, quando as drusas moles originam a DMRI o sintomas podem incluir:

  • Visão turva;
  • Ponto branco em sua visão central;
  • Distorção de linhas retas;
  • Escurecimento da visão;
  • Dificuldade em se adaptar às luzes.

Tratamento para drusas

Quando alguém é diagnosticado com drusas, é importante saber qual o tipo de drusa que você tem. Um médico especialista pode querer monitorá-las  regularmente para garantir que esse diagnóstico não tenha progredido para outras causas.

No entanto, não há um tratamento específico para drusas moles, mas se o paciente tiver, é bem provável que também tenha DMRI. Neste caso, o seu médico irá procurar o melhor tratamento para a degeneração macular. 

Existem também, um tratamento feito a laser para diminuir as drusas, mas ainda que ele leve ao desaparecimento das drusas, não ajuda a impedir a DMRI.

Por isso, em todos os casos consultar-se com um oftalmologista é a melhor opção, para obter um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.  

Escolha IOA!

Diante deste cenário, ficou claro que consultar-se com um oftalmologista periodicamente é muito importante para evitar riscos à visão e obter o tratamento ideal.

Conte com os profissionais do IOA para a saúde dos seus olhos!