Você costuma coçar muito os olhos e ainda sim não sentir alívio ao coçá-los? Então, pode ser que você esteja sofrendo com eczema. O eczema é uma doença crônica ou aguda que pode causar irritação ao redor dos olhos.
O eczema trata-se de uma dermatite atópica, que pode estar relacionada à hereditariedade, ambiente, alergias oculares ou substâncias químicas, como a maquiagem por exemplo.
A pele que fica ao redor das pálpebras podem ser muito finas e está muito relacionada a alergias de contato, afinal é muito comum coçar os olhos quando sentimos algum sintoma alérgico na região.
O eczema pode causar vermelhidão, coceira e descamação da pele. Ainda que esteja se tratando de uma doença dermatológica ela pode estar ligada com problemas oftalmológicos, que podem ser confundidos com o eczema. Veja alguma delas:
Blefarite
A blefarite é uma inflamação que ocorre nas pálpebras, que pode ser causada por uma inflamação bacteriana, efeitos colaterais de remédios e outros. Seus sintomas são:
- Coceira;
- Vermelhidão e inchaço;
- Olhos vermelhos;
- Queimação nos olhos.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma doença oftalmológica que pode ser causada por mofos, por contato ou por outras condições, podem ser divididas entre conjuntivite alérgica, bacteriana e viral. E os sintomas podem apresentar:
- Olhos vermelhos;
- Coceira;
- Olhos inchados;
- Queimação.
Rosácea Ocular
A rosácea ocular é uma inflamação das pálpebras, que está relacionada ao mau funcionamento das glândulas sebáceas. Essa gordura favorece o crescimento bacteriano e pode provocar a reação inflamatória.
- Irritação nos olhos;
- Coceira;
- Visão embaçada;
Ainda que o eczema não seja uma doença ocular é necessário estar atento aos sintomas, pois doenças oculares podem surgir e serem confundidas com o eczema.
Por isso, consultar-se a um especialista periodicamente é de suma importância para evitar riscos à visão ou indicar o tratamento adequado para os seus olhos.
Tratamento
No entanto, não há cura para o eczema e o tratamento está voltado para evitar infecções na pele ou nos olhos. O médico pode indicar por remédios para controlar os sintomas e incômodos.
Porém, podem existir algumas maneiras de prevenir essa causa:
- Lavar bem as mãos antes de tocar a região dos olhos;
- Aplicar compressas mornas;
- Fazer a higiene dos olhos e pálpebras;
- Evitar produtos que possam causar inflamação.
IOA para saúde dos seus olhos
O eczema deve ser tratado com o auxílio de um profissional dermatologista e oftalmologista, afinal, muitas doenças oculares podem apresentar sintomas parecidos com o eczema, a rosácea ocular, por exemplo, que pode causar a cegueira no paciente.
Mas, ainda que não seja o caso, sabemos que em todas as condições cuidar dos olhos é de extrema importância em qualquer fase da vida.
Por isso, confie na saúde dos seus olhos em uma clínica especializada como o IOA. Contamos com equipamentos de alta qualidade, para auxiliar os profissionais a detectar o problema com rapidez e precisão.
O tratamento ideal é aqui no IOA, nossa equipe é mais do que preparada para proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.
Entre em contato conosco e conheça a melhor clínica do interior do Pará!