Certamente você deve ter visto ou conhece alguém com Albinismo. Essa condição é conhecida também por Acromia, caracterizada por um distúrbio hereditário em que há a falta de melanina, pigmento que dá cor aos nossos olhos, cabelo e pele.
De maneira geral, pessoas albinas possuem olhos azuis e até um pouco translúcidos, podendo dar a impressão de um falso olho avermelhado. Isso acontece , pela falta de melanina nos olhos, tornando-os mais sensíveis a determinados tipos de exposição.
Apesar dessa alteração não apresentar riscos físicos e cognitivos, ela pode gerar alguns problemas visuais, aumentando as chances de desenvolver doenças oftalmológicas.
As alterações que ocorrem na visão são causadas pelo desenvolvimento incorreto do nervo óptico, que é responsável por mandar sinais de estímulos para o cérebro.
Quais os problemas de visão em pessoas albinas?
Como dito, pessoas albinas podem desenvolver alguns problemas visuais, podendo desencadear alguns riscos à visão. Veja:
Fotofobia
A íris é responsável pela abertura e fechamento da pupila. Quando está em condições normais, a melanina escurece em duas partes, o que permite que a íris bloqueie a luz e a retina absorva o restante. Mas, nos casos de albinismo a íris acaba deixando passar a luz, diretamente pela retina. Causando a fotofobia, conhecida como sensibilidade à luz.
Erros refrativos
Uma ocorrência comum no albinismo é quando ocorre a irregularidade da córnea, podendo surgir durante o desenvolvimento dos olhos, o que causa a miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Nistagmo
O nistagmo é quando ocorre movimentos involuntários dos olhos, fazendo movimentos repetitivos. Isso acontece porque a fóvea (uma depressão no centro da retina), contém milhões de cones responsáveis pela visão das cores.
No albinismo a fóvea pode não se desenvolver de forma correta, o que resulta em uma visualização das formas embasadas, ocasionando movimentos involuntários.
Estrabismo
O estrabismo é uma condição em que ocorre o desvio dos olhos (desvio ocular), sendo bastante comum em pessoas albinas.
Tipos de albinismo ocular
O albinismo ocular possui alterações que os pacientes podem apresentar algumas características. Elas podem ser diferentes de acordo com os seus genes que sofreram mutações. São classificados como:
- Albinismo ocular;
- Albinismo oculocutâneo;
- Albinismo ocular relacionado ao cromossoma X.
Os casos de albinismo são reconhecidos logo no nascimento, devido às alterações facilmente detectadas, como cor da pele, cabelos, pelos, cílios, cor dos olhos, e sobrancelhas. Exames oftalmológicos nesses casos são vitais para o diagnóstico, já que a anatomia dos olhos é sempre afetada.
Por isso, em casos como esse é importante manter consultas periódicas ao oftalmologista para garantir qualidade de vida ao paciente e principalmente bem-estar!
IOA para a saúde dos seus olhos!
Apesar do albinismo não ser um fator preocupante para problemas físicos, cuidar da visão é necessário, já que a falta de melanina afeta essa região. Os profissionais do IOA são especialistas em cuidados com os olhos.
Proporcionamos consultas de modo qualificado e eficiente para os pacientes, garantindo o melhor ambiente.
Escolha o Instituto de Olho da Amazônia pela sua qualidade. Faça uma visita e venha fazer a consulta conosco!