Icterícia é definida como a presença de uma cor amarelada na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos. Por si só a icterícia não é uma doença, mas sim a manifestação visível de alguma doença subjacente.
Causas
A cor amarelada típica da icterícia é provocada pela deposição do pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos e sua identificação tem um importante significado clínico uma vez que reflete uma anormalidade na produção, metabolismo ou eliminação deste pigmento.
A bilirrubina é formada principalmente a partir da morte de glóbulos vermelhos presentes no sangue.
Este processo de destruição ocorre nas células do baço, fígado e medula óssea.
No entanto, quando ocorre alguma anormalidade em qualquer etapa deste processo, pode ocorrer o acúmulo dessa substância no corpo, provocando icterícia.
Sintomas
A icterícia é uma condição que pode aparecer repentinamente ou desenvolver-se lentamente com o tempo. Os principais sinais e sintomas da icterícia costumam incluir:
- Esclera (a parte branca do olho) amarela. Se a icterícia for ainda mais grave, essa parte pode apresentar também uma coloração marrom
- Cor amarela na parte de dentro da boca
- Urina de cor anormal – em geral em tons mais escuros
- Fezes esbranquiçadas ou cor de barro.
- Pele amarelada
Tratamento de Icterícia
O tratamento da icterícia depende única e exclusivamente da causa subjacente. Tendo sido estabelecido o diagnóstico, todas as possibilidade serão dirigidas para a resolução da doença que levou à icterícia.
Os especialistas que podem diagnosticar icterícia são:
- Clínico geral
- Oftalmologia
- Dermatologia
- Hepatologia
- Gastroenterologia.