A curvatura da córnea e o ceratocone

A curvatura da córnea e o ceratocone
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Muitos são os casos e patologias com relação a nossa saúde ocular, uma delas está relacionada a curvatura da córnea.

Nós enxergamos através da córnea, que é a parte central e clara da superfície frontal do olho. A córnea normalmente tem uma forma redonda, como uma bola, por exemplo, porém, às vezes, a estrutura da córnea não é forte o suficiente para manter essa forma.

Com o passar do tempo, a curvatura arredondada normal da superfície do olho pode se projetar para fora como a de um cone, e por isso chamamos esta condição de ceratocone.

A doença tem início geralmente na adolescência, mas também pode começar na infância ou até cerca de 30 anos. As mudanças na forma da córnea ocorrem lentamente, geralmente ao longo de vários anos.

Por esse motivo se faz necessário consultar-se com um oftalmologista regularmente, pois a cada ano e com o passar do tempo, sua córnea pode mudar de estrutura.

O ceratocone muda a visão de duas formas:

Uma vez que a córnea muda de uma forma de bola para uma forma de cone, a superfície lisa também se deforma e essa mudança é chamada de astigmatismo irregular, que não pode ser totalmente corrigido com óculos.

À medida que a frente da córnea aumenta, o olho torna-se mais míope, isto é, pouca visão à distância, enxergando apenas objetos próximos podem ser vistos com clareza. Como resultado, o paciente pode precisar de óculos novos com mais frequência.

Quais são os sintomas do ceratocone?

A doença faz com que o paciente tenha visão dupla ao olhar com apenas um olho, mesmo com óculos.

Um paciente com ceratocone perceberá que sua visão fica distorcida lentamente e na maioria das pessoas que têm ceratocone, ambos os olhos são eventualmente afetados.

Causas da alteração da córnea:

A causa do ceratocone é um tanto complexa e acontece com mais frequência em pacientes que têm certas condições médicas, como condições alérgicas por exemplo e por esse motivo adquirem o hábito ruim de coçar os olhos com muita força, alterando o formato da córnea, trazendo prejuízo à visão.

Como a doença atinge a córnea, torna a visão embaçada e irregular – a boa notícia é que, nos últimos anos, existem diversos tratamentos, e é possível enxergar perfeitamente com a solução dessa doença.

Para entender melhor sobre o ceratocone, é preciso antes entendermos sobre o funcionamento da córnea, a nossa lente natural. A córnea é responsável pela refração, que nada mais é que a mudança de direção da luz quando entra no olho. A partir daí, o raio de luz passa por outras estruturas do globo ocular até chegar na retina

Neste caso, no ceratocone é como se a córnea ficasse pontuda e adotasse mais a forma de um cone. Com essa alteração na córnea, a entrada de luz se distorce, o que provoca uma confusão de imagens. A impressão visual é de um astigmatismo, só que mais irregular.

Outro importante ponto que devemos esclarecer neste artigo é que, o ceratocone é uma doença progressiva, ou seja, se nada for feito, ela piora com o passar do tempo.

Portanto, é preciso levar o hábito de coçar os olhos a sério. Parece um hábito simples, que não causa prejuízo nenhum, mas a coceira excessiva nos olhos pode causar um prejuízo sem tamanho, como a distorção da sua córnea.

Pacientes alérgicos, vale o recado de sempre: evite ficar em ambientes com muita poeira, com ácaro ou que tenham carpetes, tapetes, animais de estimação e bichos de pelúcia. Se isso fizer você coçar os olhos demais, pode desencadear o ceratocone. E isso é muito sério!

Para interromper esse costume, os médicos podem indicar colírios. Realizar exames e visitar o oftalmologista regularmente, principalmente quando se trata da sua córnea, é muito importante.

Em fases mais avançadas da doença, quando ela deixa de responder a outras terapias, a saída pode ser o transplante de córnea.

Ao suspeitar desse – e de outros problemas de visão –, não deixe de visitar o oftalmologista para se submeter aos exames adequados.

4.7/5 - (975 votes)