Abril Marrom – 5 dicas para prevenir a cegueira

Abril Marrom - 5 dicas para prevenir a cegueira
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O mês de abril é marcado pela prevenção e combate à cegueira, com o objetivo de conscientizar a população para reduzir a incidência de problemas de visão, como a cegueira, por exemplo.

Esse mês é simbolizado pela fita marrom. A cor foi escolhida por representar grande parte dos olhos dos brasileiros, que são predominantes nesse tom.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), grande parte dos casos de cegueira podem ser evitados através da prevenção, por isso cuidar da saúde dos nossos olhos é importante para manter uma boa qualidade de vida.

A cegueira está caracterizada pela perda da visão total ou parcial, prejudicando assim as atividades do dia a dia. Portanto, existem alguns tipos de cegueira que são divididas em dois grupos: cegueira congênita – que pode estar presente no nascimento; e a cegueira adquirida – que ocorre através dos anos, dependendo das condições e saúde dos olhos.

Existem casos em que a cegueira é reversível e outros que são irreversíveis. Em casos de cegueira reversível, o diagnóstico precoce torna-se essencial para indicar o melhor tratamento. Já em casos em que a condição torna-se irreversível, o caminho é buscar ferramentas de inclusão para garantir o melhor desempenho de quem sofre.

Para esses casos em que a cegueira pode ser revertida, é importante reconhecer todos os sinais para que haja um diagnóstico precoce. As diferentes causas podem ter determinados sintomas, muitas vezes sendo silenciosas, mas avaliar pequenos sinais pode fazer diferença. 

Alguns sintomas são:

  • Visão embaçada;
  • Perda do campo de visão;
  • Distorção das formas;
  • Dificuldade de enxergar em ambientes com baixa luz;
  • Lacrimejamento;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Olhos desviados.

Como prevenir a cegueira?

A prevenção será sempre o melhor caminho, deste modo é importante adotarmos hábitos saudáveis para evitar problemas futuros. Veja algumas dicas de prevenção para evitar a cegueira.

1 – Proteja os seus olhos

Ter cuidado com a exposição excessiva ao sol. Utilizar óculos de sol ou acessórios, como chapéus e bonés, pode trazer grandes mudanças a sua visão. 

2 – Alimentação saudável  

Manter uma boa alimentação pode gerar notável diferença na sua visão e em todos os aspectos do corpo. Uma alimentação balanceada que seja rica em nutrientes, é essencial para manter a saúde dos olhos e prevenir problemas na visão.

3 – Limite o uso de dispositivos eletrônicos 

Sabemos que usar muito tempo os celulares e computadores resulta em malefícios para a visão. Uma ótima dica é diminuir o uso de aparelhos eletrônicos colocando aviso de limite por dia e também reduzir o brilho da luz. Ressaltamos que a síndrome do olho seco pode ser agravada com o uso excessivo de dispositivos.

4 – Evite o cigarro 

O uso de cigarros causa grandes efeitos para a sua saúde, principalmente quando se trata de saúde ocular, podendo acelerar a degeneração macular relacionada à idade. 

5 – Ir ao oftalmologista

Ir ao oftalmologista é a melhor forma de tratar qualquer problema que esteja relacionado à visão, de forma segura e confiável. O profissional prescreve o tratamento correto para todas as causas, prevenindo a cegueira.

Conte com o IOA 

O melhor método para prevenir riscos de cegueira é consultar um especialista. Por isso conte com os cuidados do IOA. Somos uma clínica oftalmológica especializada para tratar da saúde dos seus olhos da melhor maneira possível.

Agende sua consulta conosco!