Alimentos que fazem bem para saúde dos olhos

Alimentos que fazem bem para saúde dos olhos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Cuidar da alimentação é uma das maneiras mais fáceis de se prevenir de ter problemas na visão. Ao contrário do que muitos pensam, não ajuda só na parte estética do corpo, mas em todo o seu funcionamento. Uma boa alimentação pode ajudar a ter o sono mais regulado, disposição, concentração em atividades, e aumenta a saúde dos olhos. Além disso, os cuidados com os olhos também são muito importantes, ter hábitos como não se expor a raios ultravioletas para evitar problemas na visão não é suficiente se o corpo não está bem nutrido. 

Isso porque existe falta de determinados nutrientes e vitaminas que podem contribuir para o surgimento e a evolução de doenças nos olhos. Por isso, reunimos uma lista de alimentos que fazem bem para a visão e que você deve incluir na sua alimentação diária.

1. Cenoura

A cenoura contém uma grande quantidade de vitaminas, em específico a vitamina A, vitamina C, betacaroteno, rodopsina. Que podem contribuir para a saúde dos seus olhos e constituir uma fonte bem grande de vitaminas e nutrientes que ajudam a retardar o aparecimento de doenças crônicas como glaucoma e catarata.

2. Folhas verdes

Sabemos que comer salada diariamente faz bem. Mas, existem alguns alimentos em específico que fazem bem para a nossa visão e que nem sempre são colocados nos pratos. Alimentos como couve, espinafre e brócolis são ricos em luteína e zeaxantina, que melhoram a percepção de brilho e facilitam a visão à distância, e contêm ácido fólico, mineral que estimula a produção de sangue e previne anemias, aumentando a quantidade de oxigênio recebido pelas células dos olhos.

3. Ovos

Não sabemos se os ovos são inimigos ou amigos das dietas. Contudo, existem estudos que comprovam que o consumo de ovos podem ajudar a minimizar as hipóteses de degeneração macular (doença que causa cegueira) e catarata. As gemas dos ovos são ricas em luteína e zeaxantina, nutrientes com forte poder antioxidante. No entanto, por ser ricas em colesterol, não é recomendado o alto consumo.

4. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são uma grande aliada da nossa visão. O morango, as amoras, as cerejas são exemplos de frutas vermelhas ricas em flavonoides e vitamina C, um antioxidante que combate os radicais livres e contribuem na prevenção da perda de visão e no desenvolvimento de degeneração macular.

5. Azeite

Fonte de vitamina E e ômega 3, o azeite pode evitar a síndrome do olho seco e a degeneração macular. Além disso, é um delicioso tempero para a comida, não é mesmo? 

6. Alho e cebola

O alho e a cebola contêm vitaminas B e C, assim como cálcio e fósforo. Além disso, ajuda a diminuir a pressão arterial, o que ajuda indiretamente o surgimento de doenças oculares como glaucoma.

7. Peixes de água salgada

Os peixes são ricos em ômega 3, ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. Alguns peixes em específico, apresentam mais nutrientes, como: salmão, sardinha, atum e bacalhau. Essas vitaminas auxiliam na prevenção da síndrome do olho seco, por exemplo. Eles contribuem também com a melhoria da circulação sanguínea e com o transporte de nutrientes para as células oculares. 

Cuidar da saúde dos olhos é mais simples do que muitos acreditam. Consumir alimentos nutritivos e levar uma vida saudável pode fazer uma grande diferença em nosso dia a dia, não apenas para a melhora da visão, mas também para ajudar o funcionamento do organismo. 

E então, aprendeu quais são os alimentos que fazem bem para os olhos? Agora que você está por dentro dos alimentos que fazem bem à visão, não esqueça de comer regularmente para não ter problemas!