Benefícios da cirurgia de pterígio

Benefícios da cirurgia de pterígio
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No artigo de hoje vamos abordar os benefícios da cirurgia de Pterígio, mas antes vamos te explicar o que é e a causa.

O que é Pterígio?

O Pterígio é uma patologia popularmente conhecida como carne crescida no olho, essa lesão consiste em ser benigna, sendo causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea.

Essa patologia normalmente cresce de forma lenta durante a vida. Pode se apresentar como uma lesão pequena ou pode até mesmo distorcer a topografia da córnea, e em casos avançados oclui o eixo visual interferindo na acuidade e qualidade visual.

Geralmente, pessoas que passam muito tempo ao ar livre e expostas ao vento e ao sol são as mais afetadas. Dando abertura para outro tipo de Pterígio, o bilateral, que pode afetar ambos os olhos.

O Pterígio não é, normalmente, considerado um problema grave. No entanto, pode provocar alguma sintomatologia e sinais bastante desagradáveis.

Sintomas do Pterígio

Seus sintomas incluem uma característica única da célula epitelial que é a sua coloração. No início do processo dessa condição em determinadas circunstâncias o pterígio é assintomático (sem sintomas). Entre os sintomas mais comuns, podemos listar: 

  • Visão turva;
  • Sessão de queimadura;
  • Vermelhidão;
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)
  • Comichão no olho;
  • Lacrimejamento.

Contudo, pode se tornar esteticamente desagradável para o paciente na medida que a doença progride, a lesão aumenta de tamanho e se torna mais aparente a olho nu. É indicado sempre fazer exames oftalmológicos completos para procurar as causas do desconforto ou perda de visão.

Tratamento do Pterígio

Geralmente o Pterígio não requer tratamento se os sintomas forem moderados. Caso haja agravamento do problema é indicado tratar o Pterígio com colírios anti-inflamatórios. O colírio deverá ser indicado por médico oftalmologista, jamais utilize colírios sem indicação médica.

É possível também remover o Pterígio, confira abaixo as indicações:

Indicações para o tratamento 

Suas indicações mais importantes para o tratamento são:

  • Envolvimento ou ameaça ao eixo visual;
  • Perda de visão;
  • Aparência atípica sugestiva de displasia;
  • Tamanho crescente (documentado por um oftalmologista);
  • Tamanho crescente (relatado pelo paciente);
  • Sintomas de irritação e queixas de vermelhidão, e etc;

Benefícios da cirurgia de Pterígio

Seu procedimento é rápido, de baixo risco e sem dor. O paciente recebe anestesia local para evitar qualquer desconforto durante a cirurgia.

Todo o processo é bem seguro e rápido. O médico oftalmologista fará a limpeza para remover o Pterígio.

Após ser removido, o oftalmologista irá substituir o Pterígio por um enxerto de tecido de membrana para prevenir o crescimento recorrente do Pterígio. Assim, proporcionando um excelente resultado estético e taxa recidiva muito baixa. Essa técnica utiliza o adesivo biológico, não havendo necessidade do uso de pontos, sendo a forma mais tecnológica disponível no mundo. Lembrando que essa técnica está disponível aqui no IOA.

Para evitar possíveis infecções, o médico irá aplicar um ‘tapa-olho’ ou almofada para conforto. Vale ressaltar que é importante não esfregar os olhos após o procedimento para evitar o deslocamento do tecido anexado. É necessário também ficar ciente com os cuidados posteriores, incluindo procedimentos de limpeza, antibióticos e agendamento de visitas com o médico oftalmologista. 

Para que haja uma recuperação completa, é necessário repousar por algumas semanas, até que não haja mais sinais de vermelhidão ou desconforto. Porém, isso também pode depender do tipo de técnica utilizada durante a cirurgia, nesse caso o médico responsável irá passar as especificações de acordo com cada paciente. 

Vale lembrar que o maior desafio para o sucesso do tratamento cirúrgico do pterígio é a recorrência, evidenciada pelo crescimento fibrovascular através do limbo para a córnea. Caso o comportamento do Pterígio seja agressivo no paciente, uma abordagem cirúrgica mais agressiva é apropriada.

Que tal agendar sua consulta conosco? Nós, do Instituto de Olhos da Amazônia, somos especialistas em cirurgia de Pterígio. Entre em contato agora mesmo!