Biometria: o que é, e como é feito.

Biometria: o que é, e como é feito
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Em suas consultas regulares com um oftalmologista, provavelmente o especialista deve ter solicitado o exame de Biometria (biometria ocular). Mas você sabe para que ele serve? Deixa conosco que te explicamos!

Então vamos lá!

O que é?

A Biometria é um exame que possibilita calcular o grau da lente a ser colocada dentro dos olhos nos casos de cirurgia de catarata, tumores, atrofia e lesões em geral. Tem como importância para saber qual o melhor grau da lente intraocular permite que o paciente tenha uma visão melhor após a cirurgia. Este exame é feito por um tipo de ultrassom. E serve também para medir o comprimento do olho, o que é importante no diagnóstico de alterações no tamanho ocular.  

É possível que seja feita de duas formas diferentes como:

  • Biometria Ultrassônica 

Utiliza-se um equipamento de ultrassom para medir o diâmetro ântero-posterior do globo ocular. Assim é feito o cálculo dos graus de lentes intraoculares.

  • Biometria Óptica

 Outra forma de medir o diâmetro ântero-posterior do olho é utilizando a luz na forma de lazer. Prescindindo do contato com o olho, o equipamento realiza a medida com grande precisão e conforto para o paciente.

Ambos os procedimentos levam em torno de quinze a vinte minutos.

O exame pode ser realizado por um especialista na área da oftalmologia, tanto para necessidades mais simples, como para avaliação da medida das estruturas oculares, quanto também para casos mais específicos, como o cálculo de lente intraocular, já citado acima. 

Como o exame é feito?

Para a realização do exame não há nenhum tipo de preparo prévio específico, com exceção daqueles que utilizam lentes de contato, que no caso é preciso retirá-las três dias antes. 

Na biometria ultrassônica o exame pode ser realizado de três maneiras, mas, a mais comum, é aquela em que há o contato da sonda do ultrassom sobre as pálpebras dos olhos. Ou seja, o paciente permanece todo o tempo com os olhos fechados.

Já na biometria óptica o procedimento é realizado através de um aparelho que posiciona uma luz em forma de laser que, ao entrar em contato com o olho, realiza a medição. Esse tipo de exame torna-se vantajoso para muitos, pois, além de não ser invasivo e também não causar possíveis irritações, conta com uma alta precisão na hora de apresentar as medidas.

Vale lembrar que o exame tem como característica:

  • Não dilatar a pupila;
  • Ser indolor com o uso de colírio anestésico;
  • De fácil execução para o paciente;
  • Não haver alterações na visão.

Lembre-se!

E de extrema importância os cuidados com a nossa saúde ocular, a visão requer alguns cuidados e, antes de qualquer coisa, a prevenção é fundamental. Tomando-se os devidos cuidados, e realizando exames preventivos regularmente, as principais doenças da visão podem ser evitadas. 

Nós da Clínica IOA contamos sempre com uma equipe de profissionais altamente qualificados e especialistas, que garantem um atendimento único para cada cliente, priorizando sua saúde e bem-estar. Agende uma consulta conosco!