Blefaroespasmo: devo me preocupar?

Blefaroespasmo_-devo-me-preocupar

Em alguns momentos, pode acontecer de notar que as pálpebras de algumas pessoas, podendo ser uma ou as duas simultaneamente, tremem. Este é um típico sinal de que esse alguém está com blefaroespasmo.

Conhecido também como blefaroespasmo essencial benigno, esta enfermidade acomete duas vezes mais mulheres do que homens e tende a ocorrer em pessoas da mesma família.

Causas do blefaroespasmo

Para entender como funciona o blefaroespasmo essencial benigno é preciso, primeiramente, saber o que pode ser responsável por originar esse distúrbio.

Vulgarmente chamada de tremor nos olhos, essa enfermidade tem causas diversas. Por isso, é importante se atentar até mesmo nos hábitos alimentares adotados.

Algumas de suas causas podem ser:

• Stress;
  • Pouco sono;
  • Ansiedade;
  • Nervosismo;
  • Consumo de alimentos e bebidas ricos em cafeína;
  • Baixa ingestão de alimentos ricos em vitamina B e sais minerais como magnésio;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Uso excessivo de eletroeletrônicos, como tablets, computadores, celulares e videogames.

Como identificar os sintomas?

Conhecidas as causas do tremor nos olhos, a próxima etapa de estudo sobre essa enfermidade é desvendar como identificá-la previamente.

Assim, o paciente pode receber cuidados preventivos e evitar que o quadro se agrave.

De imediato, o principal sinalizador de que a pessoa está com blefaroespasmo essencial benigno é um constante incômodo na área interior dos olhos. Porém, os sintomas são vastos e podem, ainda, incluir:

• Lacrimejamento associado a um intenso piscar e córnea seca;
  • Tonturas;
  • Sensibilidade à luz, o que é chamado de fotofobia;
  • Contração lenta dos olhos;
  • Formação de pus;
  • Irritabilidade;
  • Dores de cabeça;
  • Visão turva.

E como posso tratar o blefaroespasmo essencial benigno?

Antes de qualquer tomada de decisão, é importante que o paciente saiba que o tremor nos olhos é um distúrbio que pode desaparecer por conta própria, durando horas, semanas ou, até mesmo, meses.

Seja qual for o tempo de persistência do blefaroespasmo, existem maneiras de tratar esta enfermidade com métodos simples.

Em alguns casos, o quadro pode sugerir a realização de cirurgias. De maneira geral, porém, os métodos de tratamento mais sugeridos são:

• Aumentar os períodos de descanso;
  • Diminuir o tempo de uso de eletroeletrônicos;
  • Diminuir o consumo de alimentos e bebidas que contenham cafeína e/ou álcool;
  • Práticas de atividades como ioga também podem ajudar no processo de relaxamento;
  • Bocejar e massagear as pálpebras são métodos que podem tanto prevenir quanto diminuir os sintomas;
  • Caso a pessoa tenha ansiedade em excesso, o oftalmologista pode indicar tratamentos complementares, como acupuntura e a quiropraxia.

Em casos mais graves, as recomendações de tratamento do blefaroespasmo essencial benigno são:

• Uso de relaxantes musculares;
  • Remédios para tratar a ansiedade;
  • Aplicação de pequenas doses de botox é outra opção para promover o relaxamento das pálpebras. Esse tratamento é feito repetidas vezes, podendo ter as injeções realizadas com espaçamento de cinco meses entre elas.

Em algumas situações, práticas cirúrgicas também são sugeridas no tratamento do tremor nos olhos. E nesses casos, o procedimento mais indicado é a miectomia.

A miectomia é uma prática cirúrgica que consiste na extração de alguns músculos e nervos da região palpebral.

Em qualquer sinal de desconforto na área da pálpebra, o mais recomendável é se dirigir imediatamente a um centro oftalmológico.

E o melhor lugar é o IOA!

Durante a leitura do artigo, foi possível notar a importância que possui um diagnóstico precoce.

No IOA, as consultas são realizadas com profissionais qualificados, os quais são capazes de determinar diagnósticos e tratamentos assertivos a partir das diversas causas do blefaroespasmo.

Assim, fica claro que, para que isso seja feito, é essencial que se marque uma consulta com um médico oftalmologista especializado.

Portanto, o melhor lugar é o IOA! Temos o melhor em profissionais e equipamentos para cuidar dos seus olhos da melhor maneira possível!