Cirurgia de Estrabismo em Crianças

Cirurgia de Estrabismo em Crianças
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Muitas pessoas chegam até nós perguntando se crianças podem fazer cirurgia para corrigir estrabismo, devido ao número de perguntas com esse teor, resolvemos redigir esse artigo, portanto se essa é sua dúvida, continue lendo.

O que é o estrabismo infantil?

O estrabismo infantil é um defeito visual que consiste na perda do  alinhamento dos olhos, de modo que cada olho olha em uma direção.

Às vezes, um dos olhos é dominante e o outro se desvia, mas também pode acontecer que haja alternância ocular, ou seja, que às vezes se olhe com o olho direito (desviando o esquerdo) e às vezes com o esquerdo (desviando o direito).

Existem diferentes tipos de estrabismo. Cada um tem suas características clínicas, idade de início, prognóstico e tratamento.

Cirurgia para a correção de estrabismo

A cirurgia do estrabismo infantil é o tratamento para corrigir este problema visual que, nada mais é do que a perda do alinhamento entre os dois olhos, e cada um olhe em uma direção. 

A intervenção cirúrgica só é necessária se, uma vez corrigidos possíveis defeitos ópticos, como ambliopia com um procedimento ou óculos e o desvio ocular persistir.

Como é a cirurgia de Estrabismo Infantil?

Na Cirurgia de Estrabismo Infantil, são operados os músculos oculomotores, responsáveis pela movimentação do globo ocular. 

Essa intervenção consiste em fortalecer ou enfraquecer os músculos responsáveis pelo desvio do olho.

Dada a pouca idade dos pacientes, a cirurgia é realizada sob anestesia geral e ambulatorial, para que, após a operação, o paciente possa retornar para casa.

Conte com o IOA

É importante lembrar que realizar uma consulta com oftalmologista é  necessário não só para verificar a necessidade de óculos ou lentes, mas também para detectar doenças que, às vezes, não causam sintomas inicialmente, e que ao detectá-las, podem ser tratadas antes de trazerem maiores consequências, ou danos irreversíveis. Especialmente as patologias de causas congênitas ou que se manifestam durante a infância.

A avaliação oftalmológica deve ser feita, periodicamente, desde a infância, como um hábito de manutenção da saúde dos olhos. A Clínica Oftalmológica IOA, conta com médicos especialistas e tecnológicos aparelhos capazes de atender as mais diversas necessidades na área de oftalmologia. Cuide bem de seus olhos e de suas crianças.

4.7/5 - (351 votes)