Como evitar problemas e desconfortos oculares durante o verão

Como evitar problemas e desconfortos oculares durante o verão
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Ah, o verão! Estação mais do que esperada por muitos, é a estação da alegria, mas assim como tudo na vida, também tem os seus problemas.

Os desconfortos oculares ocasionados nessa estação podem ser evitados com cuidados simples e iremos destacá-los durante este artigo. O objetivo é que você aproveite o verão sem deixar a saúde de lado.

A famosa conjuntivite é a principal condição que nesta época do ano costumam acontecer, já que as altas temperaturas favorecem a multiplicação dos micro-organismos responsáveis pela doença. 

Além do contágio por bactérias, o entra e sai da piscina e do mar neste período acaba por deixar os olhos irritados e vermelhos e para completar, muitas pessoas ainda sofrem com a claridade e como ela pode prejudicar a visão, então muitas vezes fica em dúvida sobre como proceder.

Piscinas costumam ser usadas por diversas pessoas ao mesmo tempo e ainda são alvo de inúmeros produtos químicos, agora imaginem os riscos de contágio de doenças oculares durante o uso? Ainda tratando-se dos riscos, não apenas a água pode causar problemas oculares, mas o sol forte também.

Durante a exposição solar, invista em bonés ou permaneça na sombra para evitar o desconforto ocular. É de extrema importância que os óculos de sol que forem usar tenha proteção específica e original, fuja dos modelos e réplicas famosas que vendem a preço de banana, isso poderá danificar seriamente sua visão.

Outros fatores podem causar danos oculares durante o verão, como por exemplo, a entrada de protetor solar dentro dos olhos ao passarmos em nossa pele. Sabe quando entra um bocado de produto no olho e arde sem parar? Então, fique atento na hora de espalhar o produto no rosto.

Se caso ocorrer, a sugestão é que lave o olho com água abundante e consulte um médico especialista para verificar os possíveis danos, realizando exames específicos, jamais se automedique.

Por mais que a pessoa fique com vontade, deve-se evitar coçar os olhos quando sentir um corpo estranho, mais conhecido como cisco nos olhos, pois há risco de lesões sérios na superfície ocular.

Até mesmo nosso próprio suor pode gerar irritações oculares, portanto, seja durante o verão a em outras épocas do ano, é necessário cuidar para que o suor que escorre pelo seu rosto não entre nos olhos. Assim como a pele e os cabelos, nossos olhos precisam de uma atenção especial durante a temporada mais quente do ano.

Brincadeiras de verão:

Esporte e brincadeiras na areia da praia podem causar irritação ocular pela presença de corpos estranhos nos olhos, como a areia por exemplo. 

Imagina aquela brincadeira que a princípio parece não apresentar risco algum, como um jogo de vôlei. E se a bola bate com toda força da pessoa que a arremessou em seu rosto causando um trauma ocular? Todo cuidado é pouco e com a saúde ocular não se brinca.

Consulte sempre um oftalmologista se sentir qualquer desconforto a dores oculares durante o verão!

4.7/5 - (28 votes)