Como os alimentos podem influenciar negativamente os olhos?

Como os alimentos podem influenciar negativamente os olhos?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Que uma boa alimentação faz bem à saúde, todos já sabem. De fato, quando feita de forma equilibrada e balanceada, ela tende a melhorar de forma considerável o funcionamento do corpo.

Mas, assim como existem alimentos que são pouco indicados para nossa saúde corporal de forma geral, existe um órgão que necessita de cuidados ainda maiores com a alimentação: os olhos.

Como eles ficam expostos e, por conta disso, vulneráveis a ações externas, eles pedem um cuidado e um carinho ainda maior para manterem seu funcionamento em bom estado.

Alimentos que prejudicam a saúde ocular

Por isso, existem alimentos que devem ser evitados por prejudicarem a saúde dos olhos e comprometerem sua longevidade.
Sabendo quais são esses alimentos, fica mais fácil o ato de cuidar da visão. Portanto, veja abaixo alguns deles:

Comidas ricas em gordura trans

É sabido que a gordura trans é um elemento prejudicial para a saúde como um todo. Como este ingrediente contribui para o aumento do colesterol, também prejudica a circulação sanguínea, consequentemente.

E os olhos são órgãos extremamente irrigados por vasos sanguíneos. Por isso, a ingestão de gorduras trans pode diminuir a acuidade visual, tornando-a curva e até possibilitando a ocorrência de derrames dentro do próprio globo ocular.

Óleos vegetais e margarinas

Sendo produzidos a partir da intensa utilização de produtos químicos, esses ingredientes, apesar de parecerem saudáveis, são ricos em gorduras poli saturadas que cooperam para o entupimento das veias.

Isso acontece porque a gordura presente nesses alimentos é de fácil oxidação, permitindo, assim, a mutação das células até que ocorra a inflamação dos tecidos.

Açúcar

O consumo de açúcar em excesso pode fazer com que a pessoa contraia diabetes, doença conhecida pela dificuldade do corpo em processar o açúcar.

Isto traz efeitos negativos para todo o corpo e os olhos são apenas uma das partes que recebem esses impactos.

Quando a diabetes atinge os olhos, pode fazer com que a pessoa contraia retinopatia, uma enfermidade que pode causar danos irreversíveis ao globo ocular. Em casos extremos, é possível haver perda total da visão.

Bebidas Alcoólicas

Quando ingerida em excesso, esta categoria de bebida pode afetar a visão tanto a curto, como a longo prazo.

No curto prazo, a pessoa passa a ter dificuldade de identificar contrastes, principalmente em situações em que ocorre a transição de claridade.

No médio e longo prazo, a bebida alcoólica pode afetar os músculos oculares que controlam o foco, fazendo com que haja dificuldade em manter a visão nítida sem a ajuda de lentes reparadoras.

Não só isso. O álcool presente nas bebidas pode prejudicar, ainda, a visão periférica.

Isso acontece porque esse ingrediente faz com que a luz tenha dificuldade de penetrar o interior dos olhos.

Em casos de alcoolismo crônico, o álcool presente nas bebidas pode danificar o nervo óptico e causar glaucoma ou, em situações mais sérias, a perda total da visão.

Com tudo isso, saiba que não é necessário excluir esses alimentos da dieta. A questão é saber ingeri-los da forma correta, com moderação.

Afinal, manter a saúde dos olhos em dia é manter também o bem-estar e a autoestima. Com uma visão saudável, a vida com certeza ganha outro tom.

Conte com o IOA!

O IOA (Instituto de Olhos da Amazônia), é uma clínica oftalmológica localizada em Ananindeua-PA que conta com profissionais especializados no mais alto nível, quando falamos dos cuidados com a sua visão.

Para auxiliá-los, contamos com equipamentos modernos, que permitem fazer uma variedade incrível de exames, sempre pensando em passar o diagnóstico preciso, sem contar as cirurgias feitas aqui.

Marque sua consulta conosco

Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco.
WeCreativez WhatsApp Support
Unidade Shopping Metrópole
Unidade Shopping Metrópole
Longe
WeCreativez WhatsApp Support
Unidade Distrito Industrial
Unidade Distrito Industrial
Longe