Como tratar sintomas do traumatismo ocular?

Como tratar sintomas do traumatismo ocular
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Traumatismo ocular pode ocorrer em muitos contextos, incluindo em casa, no trabalho ou ao praticar esportes.

Trauma ocular refere-se a danos causados por um golpe direto nos olhos.  O trauma pode afetar não apenas o olho, mas a área circundante, incluindo tecido adjacente e estrutura óssea.

Existem muitas formas diferentes de trauma, variando em gravidade, de pequenos ferimentos a emergências médicas. Mesmo nos casos em que o trauma parece menor, todas as lesões oculares devem receber atenção médica especializada.

Quando ocorre o trauma do olho?

Quando o olho é atingido com força contundente, ele de repente se comprime e se retrai. Isso pode causar a coleta de sangue sob a área atingida, o que leva a muitos dos sintomas comuns de trauma ocular.

Tipos comuns de lesões oculares

·         Golpes no olho  – como ser atingido por um punho, cotovelo ou bola

·         Arranhões e abrasões – como de unhas ou galhos de árvores

·         Corpos estranhos – como pequenos pedaços de cascalho, madeira ou metal que entram no olho

·         Lesões penetrantes ou de corte – como cortes de vidro ou projéteis arremessados ​​de ferramentas, especialmente ao martelar ou usar ferramentas elétricas

·         Queimaduras químicas – como a exposição a produtos de limpeza domésticos

·         Exposição à radiação – como a exposição à luz ultravioleta (UV) das lâmpadas solares ou solares

Usar lentes de contato incorretamente também pode ferir seus olhos, especialmente se estiverem sujas, não se encaixarem corretamente ou forem usadas por muito tempo.

Os sintomas de trauma ocular podem incluir:

·         Dor

·         Dificuldade para ver

·         Cortes na pálpebra

·         Um olho não se move bem

·         Um olho se destaca

·         Sangue na parte clara do olho

·         Tamanho ou forma incomum da pupila

·         Algo embutido no olho

·         Algo sob a pálpebra que não pode ser facilmente removido

Procure seu médico oftalmologista imediatamente quando tiver:

·         Dor ocular persistente ou grave

·         Corpos estranhos que não podem ser lavados

·         Diminuição ou visão dupla

·         Luzes piscando, pontos, halos ou sombras em seu campo de visão

·         Sangue visível no seu olho

·         Uma pupila de forma irregular (o ponto preto no centro do olho)

·         Dor quando exposto a luz brilhante

·         Cortes profundos em volta do olho

Você também deve procurar, com urgência, o médico oftalmologista, se sua lesão foi causada por um objeto voando em alta velocidade – por exemplo, um projétil arremessado; um objeto muito afiado, como vidro ou faca; ou exposição química. Lave o olho por pelo menos 10 a 15 minutos antes de ir.

Você pode lavar seus olhos das seguintes maneiras

Se você tem partículas soltas no olho ou seu olho foi exposto a produtos químicos, lave-o com um colírio ou água limpa por pelo menos 10 a 15 minutos. Se você usa lentes de contato, lembre-se de removê-las antes de lavar o olho.

·         Sente-se e incline a cabeça para que o olho ferido fique mais baixo do que o olho não afetado, de preferência sobre um banho ou pia; depois, use um copo ou uma mão em concha para derramar repetidamente água através do olho da ponte do nariz.

·         Se ambos os olhos forem afetados, incline a cabeça para trás, mantendo-a nivelada, e use um copo ou uma mão em concha para derramar repetidamente água nos dois olhos da ponte do nariz.

·         Se você tiver acesso a um chuveiro, aponte um jato suave de água morna na testa ou logo acima do olho afetado, mantendo o olho afetado aberto.

·         Se estiver trabalhando do lado de fora, você pode usar uma mangueira de jardim para enxaguar seu olho usando um ajuste de fluxo muito baixo.

Não tente remover objetos embebidos ou presos no olho, pois isso pode danificar ainda mais o olho. Estes só devem ser removidos por um especialista em olhos.

Tratamentos para Traumatismo Ocular:

Todo ferimento nos olhos deve receber atenção médica; não toque, esfregue ou tente remover qualquer objeto no olho. Se o olho tiver sido cortado ou se houver um objeto no olho, descanse um escudo protetor – como um copo de papel – no osso ao redor do olho. Certifique-se de que não haja pressão no próprio olho e procure atendimento médico imediato e profissional.

Em casos menores de trauma, como um olho roxo de uma lesão esportiva, aplicar frio na área afetada pode ajudar a reduzir o inchaço e permitir que a área afetada se cure mais rapidamente. No entanto, mesmo nos casos em que o trauma parece menor, o médico oftalmologista deve ser solicitado para dar atenção médica necessária e adequada.

Muitos ferimentos nos olhos são evitáveis ​​se você tomar as precauções de segurança adequadas durante atividades de lazer ou trabalho – por exemplo, usar proteção para os olhos ao martelar metais e usar ferramentas elétricas.

Você também deve seguir as instruções sobre o uso seguro e higiênico das lentes de contato.

Cuidar da saúde dos olhos é muito importante na manutenção de uma vida cheia de bem-estar e conforto. Consulte regularmente seu médico oftalmologista.

4.8/5 - (51 votes)