A retina é uma membrana muito fina, flexível e delicada que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular. O descolamento de retina é caracterizada por uma situação de emergência em que uma fina camada de tecido, ou seja, a retina, na parte de trás do olho se afasta de sua posição normal.
O descolamento de retina separa as células da retina da camada de vasos sanguíneos que fornece oxigênio e nutrição. Portanto, quanto maior o descolamento de retina não for tratado, maior o risco de perda permanente da visão no olho afetado.
Os sinais de aviso de descolamento de retina podem incluir o aparecimento súbito de moscas volantes e flashes e visão reduzida, o paciente deve entrar em contato com um oftalmologista imediatamente para tratar a sua visão.
As células nervosas na retina normalmente detectam a luz que entra no olho e enviam sinais para o cérebro das imagens que o olho vê. Mas quando a retina se descola, esse mecanismo não funciona corretamente.
Dói descolar a retina?
O descolamento da retina em si é indolor. Mas os sinais de aviso quase sempre aparecem antes de ocorrer ou avançaram, como:
- Flashes de luz em um ou ambos os olhos;
- Visão embaçada;
- Visão lateral (periférica) gradualmente reduzida;
- Uma sombra semelhante a uma cortina sobre o seu campo visual.
Causas do descolamento de retina:
Existem três tipos diferentes de descolamento de retina:
Regmatogênica: Esse tipo de descolamento de retina é a mais comum. Os descolamentos regmatogênicos são causados por um buraco ou rasgo na retina que permite a passagem do fluido e a coleta por baixo da retina, afastando a retina dos tecidos subjacentes. As áreas onde a retina se destaca perdem o suprimento de sangue e param de funcionar, fazendo com que o paciente perca a visão.
A causa mais comum de descolamento é o envelhecimento. À medida que envelhece, o material gelatinoso que preenche o interior do nosso olho, conhecido como vítreo, pode mudar de consistência, encolher ou tornar-se mais líquido.
Normalmente, o vítreo se separa da superfície da retina sem complicações – uma condição comum chamada descolamento vítreo posterior. Uma complicação dessa separação é uma lágrima.
À medida que o vítreo separa ou descasca a retina, ele pode puxar a retina com força suficiente para criar um rasgo na retina. Se não for tratado, o líquido vítreo pode passar através do rasgo para o espaço atrás da retina, fazendo com que a retina desapareça.
Tracional: esse tipo de descolamento pode ocorrer quando o tecido cicatricial cresce na superfície da retina, fazendo com que a retina se afaste da parte de trás do olho. O descolamento tracional é tipicamente visto em pessoas que têm diabetes mal controlada ou outras condições.
Exsudativa: nesse tipo de desprendimento, o fluido se acumula abaixo da retina, mas não há buracos ou rasgos na retina. O descolamento exsudativo pode ser causado por degeneração macular relacionada à idade, lesão ocular, tumores ou distúrbios inflamatórios.
Fatores de risco:
Os seguintes fatores aumentam o risco de descolamento de retina:
- Envelhecimento, o problema é mais comum em pessoas com 40 anos de idade ou mais;
- Descolamento de retina anterior em um olho;
- Histórico familiar de descolamento de retina;
- Miopia extrema;
- Cirurgia ocular anterior, como para remoção da catarata;
- Lesões oculares graves ou traumas anteriores;
- Doença ou desordem ocular.
Procure atendimento médico imediato se estiver experimentando os sinais ou sintomas de descolamento da retina. O descolamento de retina é uma emergência médica na qual você pode perder sua visão permanentemente.