Como todos sabem, dia 12 de outubro é o dia das nossas crianças, o dia delas que enxergam o mundo com leveza e, nos fazem lembrar da nossa criança interior.
Segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 1,4 milhão de crianças no mundo apresentam perda de visão em algum grau e 80% dos casos poderiam ser tratados ou evitados com uma consulta ao oftalmopediatra.
Continue conosco e confira o conteúdo que preparamos para você saber tudo sobre os cuidados necessários com a visão das crianças!
Quando levar a criança ao oftalmologista?
Antes de falarmos sobre a periodicidade que se deve levar a criança ao oftalmologista, vamos te adiantar que o primeiro exame deve ser realizado na maternidade.
Este é o famoso “teste do olhinho”. Basicamente, o profissional analisa o reflexo da luz emitida pela lanterna, a fim de identificar alterações no globo ocular.
O próximo exame deve ser realizado novamente com 1 ano de idade, aos 3 anos e seguir o acompanhamento na idade pré-escolar, ou seja, dos 4 aos 5 anos de idade.
Os olhos são os órgãos que mais se desenvolvem durante os primeiros anos de vida e, seu desenvolvimento fica completo por volta dos 7 anos.
5 Cuidados com a visão das crianças
1 – Luz Azul
Já ouviu falar na luz azul? Bom, caso a resposta seja negativa, iremos explicar de forma simplificada.
Em regras gerais, a luz azul é a luz presente nos aparelhos eletrônicos, como tablets, smartphones e televisores.
Há vários estudos que comprovam que o contato com ela é prejudicial aos nossos olhos e, com as crianças, não seria diferente. Por esse motivo, medidas como o controle de tempo quanto ao uso destes dispositivos ou ainda, a utilização de óculos com proteção de luz azul são algumas formas de prevenir danos futuros.
2 – Raios Solares
O que poucos sabem é que os óculos de sol são bem mais do que acessórios que complementam o look, eles também possuem a importante missão de proteger nossos olhos contra possíveis danos causados pela exposição à radiação solar.
Para as crianças, lembre-se de adquirir os óculos em uma ótica confiável, que ofereça produtos de qualidade.
3 – Coçar os olhos
É muito comum vermos as crianças coçando os olhos, mas você sabia que ao coçar os olhos há uma maior probabilidade de desenvolver um problema ocular chamado ceratocone?
O ceratocone é uma enfermidade que faz com que a córnea fique curvada para fora do olho. Sua principal causa é o hábito de coçar os olhos e, como você deve estar se perguntando, é uma doença grave, podendo causar a perda da visão.
4 – Ambientes e objetos
Se você convive com uma criança, entende que elas são curiosas e estão sempre procurando algo novo para se divertir.
Por isso, a atenção com objetos perigosos que são pontiagudos e até mesmo produtos químicos, que em contato com os olhos podem levar a complicações irreversíveis, são de extrema importância.
5 – Perceba os sinais!
Nenhum problema ocular surge do nada. Quando falamos das crianças, elas estão sempre apresentando sinais de que algo não está funcionando como deveria.
Sinais como a coceira nos olhos, dor ocular, lacrimejamento , dor de cabeça e o famoso “apertar os olhos” para ler são alguns dos sintomas que podem ter relação com a dificuldade visual.
Realize uma consulta com o IOA!
É importante que os responsáveis mantenham a constância das consultas oftalmológicas das crianças, a fim de detectar e tratar toda e qualquer disfunção ocular o quanto antes.
Para isso, conte com a clínica IOA! Nos destacamos por nosso corpo clínico formado por médicos especialistas e por nossa estrutura composta por equipamentos modernos, contribuindo para a eficiência em nossos tratamentos.
Estamos localizados em Ananindeua e teremos o enorme prazer em atender você! Entre em contato conosco clicando aqui e agende hoje mesmo a sua consulta.