Dificuldades de aprendizagem ou problemas de visão

Dificuldades-de-aprendizagem-ou-problemas-de-visão
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Dificuldades de aprendizagem são problemas que uma criança tem ao realizar certas tarefas. Essas tarefas incluem ler, escrever, matemática, ouvir, falar ou se concentrar. 

As dificuldades de aprendizagem não são causadas por problemas oculares, porém problemas não visão podem prejudicar ainda mais o processo de aquisição de conhecimento. 

Uma deficiência de aprendizagem é causada por problemas com o modo como o cérebro processa o que vê ou ouve.

Uma criança com deficiência de aprendizagem processa o que lê e ouve de forma diferente. Normalmente, quando lemos, o cérebro conecta as palavras que vemos com seus significados e experiências e informações familiares. Crianças com deficiência de aprendizagem lutam para processar essas conexões.

Causas de dificuldades de aprendizagem

Freqüentemente, a causa de uma deficiência de aprendizagem não é conhecida. No entanto, existem alguns fatores de risco para ter uma deficiência de aprendizagem. 

Eles incluem:

– Ter familiares com dificuldades de aprendizagem;

– Nascer prematuramente

– Experimentando estresse físico antes ou depois de nascer;

– Infecção no sistema nervoso central, como meningite;

– Ter tido um grave ferimento na cabeça.

Apesar do que algumas pessoas pensam, visão deficiente, problemas de foco, movimentos bruscos dos olhos e olhos cruzados não causam dificuldades de aprendizagem.

Sinais de deficiência de aprendizagem

Cerca de 15 em cada 100 crianças têm dificuldades de aprendizagem. As crianças podem não mostrar sinais de dificuldade de aprendizagem até que comecem a ir para a escola. Pais, cuidadores e professores podem notar que essas crianças têm:

– Dificuldade em aprender a ler;

– Falta de prazer ou interesse em ler;

– Problemas em matemática;

– Dificuldade em organizar pensamentos e informações.

Mudanças de personalidade e comportamento podem ocorrer em crianças com dificuldades de aprendizagem. Por exemplo, eles podem perder o interesse na escola, ficar frustrados facilmente, desenvolver problemas de comportamento na escola, ficar ansiosos ou deprimidos.

Acompanhamento oftalmológico para dificuldades de aprendizagem

Educadores qualificados e especialistas em leitura podem fornecer o apoio e a orientação necessária. Tempo e paciência (para filhos e pais) são importantes nesse sucesso.

E embora a dificuldade de aprendizado não seja causada, diretamente, por problemas oculares, essas crianças devem ser submetidas a  um exame oftalmológico completo e acompanhamento anual com o profissional.

Entre em contato com o IOA, podemos te ajudar!