O estrabismo é um problema de visão no qual ambos os olhos não olham para o mesmo ponto ao mesmo tempo. O estrabismo geralmente começa na primeira infância. Às vezes é chamado de olhos cruzados.
Normalmente, os músculos ligados a cada olho trabalham juntos para mover os dois olhos na mesma direção e ao mesmo tempo. O estrabismo ocorre quando os músculos oculares não funcionam adequadamente para controlar o movimento dos olhos. Quando os músculos oculares não funcionam como deveriam, os olhos podem ficar desalinhados e o cérebro pode não conseguir fundir o que um olho vê com o que o outro olho vê.
Uma criança raramente supera o estrabismo depois que ele se desenvolve. Sem tratamento, o estrabismo pode causar problemas permanentes de visão. Por exemplo, se a criança não estiver usando um olho porque está desalinhada, ele pode desenvolver uma visão ruim naquele olho (chamado olho preguiçoso ou ambliopia).
A condição é mais comum em crianças, mas também pode ocorrer mais tarde na vida. Em crianças mais velhas e adultos, os olhos cruzados podem ser causados por uma variedade de condições médicas subjacentes.
Olhos cruzados geralmente podem ser corrigidos com lentes corretivas, cirurgia ou uma combinação de ambas.
Por que tratar o estrabismo cedo?
Uma criança pequena com estrabismo rejeitará inconscientemente a imagem do olho alinhado indevidamente e as conexões nervosas relacionadas entre o olho e o cérebro podem falhar em se desenvolver. Isso pode levar à redução da visão no olho – conhecida como ambliopia ou olho preguiçoso.
Olhos cruzados se desenvolvem com mais frequência em bebês. É mais fácil corrigir quando capturado cedo. Frequentemente, isso não é uma condição em que bebês ou crianças simplesmente cresçam para que as crianças com olhos que parecem estar desalinhados sejam examinadas e tratadas, se necessário
O que causa o estrabismo?
Olhos cruzados ocorrem devido a danos nos nervos ou quando os músculos ao redor dos olhos não trabalham juntos porque alguns são mais fracos do que outros. Quando o cérebro recebe uma mensagem visual diferente de cada olho, ele ignora os sinais vindos do olho mais fraco.
Às vezes, o estrabismo se desenvolve quando os olhos compensam outros problemas de visão, como hipermetropia ou catarata. Outras coisas que podem aumentar o risco de estrabismo do seu filho incluem uma doença que afeta os músculos e nervos, o nascimento prematuro, a síndrome de Down, um ferimento na cabeça e outros problemas.
O estrabismo infantil muitas vezes não tem causa conhecida, embora tenda a ocorrer geneticamente.
Olhos cruzados são comuns em crianças. Esotropia (estrabismo convergente) infantil é um tipo de olhos cruzados que aparece em bebês durante o primeiro ano de vida. Ele é executado em famílias e geralmente requer cirurgia para corrigir. Esotropia adquirida ocorre em crianças entre as idades de 2 e 5. Óculos geralmente podem corrigi-lo.
Os adultos podem desenvolver estrabismo devido a lesões nos olhos ou vasos sanguíneos. A perda de visão, um tumor ocular ou um tumor cerebral, a doença de graves, o derrame e vários distúrbios musculares e nervosos também podem causar estrabismo em adultos.
Diagnóstico de estrabismo
O estrabismo pode ser diagnosticado durante um exame oftalmológico. Recomenda-se que todas as crianças entre os 3 e os 3 anos e meio de idade tenham a sua visão verificada pelo seu pediatra, médico de família ou um indivíduo treinado em avaliação da visão de crianças pré-escolares. Qualquer criança que apresentar dificuldade da visão deve ter um exame oftalmológico completo feito por um oftalmologista.
Se houver histórico familiar de estrabismo ou ambliopia, ou histórico familiar de uso de óculos de grau, um oftalmologista deve verificar a visão antes dos 3 anos. Após um exame oftalmológico completo, um oftalmologista pode recomendar o tratamento apropriado.
Como é o tratamento?
O tratamento para o estrabismo trabalha para endireitar os olhos e restaurar a visão binocular (de dois olhos). Em alguns casos de estrabismo, óculos podem ser prescritos para o seu filho para endireitar os olhos. Outros tratamentos podem envolver cirurgia para corrigir os músculos oculares desequilibrados. Remendar ou desfocar o olho forte para melhorar a ambliopia é muitas vezes necessário.
Crianças muito jovens com estrabismo convergente ou esotropia geralmente precisam de cirurgia para realinhar os olhos.
Para esotropia acomodativa, os óculos reduzem o esforço de focalização e geralmente endireitam os olhos. Às vezes, bifocais são necessários para um trabalho próximo. Se o cruzamento significativo dos olhos persistir com os óculos, a cirurgia pode ser necessária.
Com a exotropia ou estrabismo divergente, embora os óculos, exercícios, remendos ou prismas possam reduzir ou ajudar a controlar o giro para fora do olho em algumas crianças, a cirurgia é frequentemente necessária.
Consulte sempre um médico oftalmologista!