Exercícios físicos também podem evitar doenças oculares?

Exercicios-fisicos-tambem-podem-evitar-doencas-oculares
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

É muito comum fazermos exercícios para cuidar da saúde, ou até mesmo para melhorar o humor.

Porém, você sabia que exercícios também podem proteger contra danos nos olhos? Isso mesmo que você leu, exercícios ajudam a evitar doenças oculares como degeneração macular (DMRI), uma das principais causas de perda visão entre pessoas com 50 anos ou mais.

Contudo, descobertas apoiam alegações anteriores de que os exercícios previnem doenças graves, como DMRI, glaucoma e retinopatia diabética. Mas, ao contrário de estudos anteriores, que examinaram o risco de doenças entre pessoas que relataram seus próprios exercícios, o novo estudo analisa diretamente os efeitos da atividade física no olho.

Como exercícios promovem vasos sanguíneos saudáveis no olho

Pesquisadores estudaram dois grupos de ratos: um grupo teve acesso a uma roda de exercício, enquanto o outro grupo não. Após quatro semanas, os pesquisadores trataram o olho do rato com lasers para simular as mudanças que ocorrem em humanos com perda de visão relacionada à idade. Após este tratamento, os ratos fisicamente ativos tiveram até 45% menos danos aos olhos do que os não-ativos.

O estudo sugere que o exercício aumenta a resiliência do olho, assim protegendo contra o crescimento excessivo dos vasos sanguíneos, que ocorre em doenças oculares, como glaucoma neovascular, DMRI e retinopatia diabética.

Atividades físicas regulares promovem a saúde dos olhos?

Cientistas ainda estão trabalhando para entender melhor como os exercícios protegem o olho humano. Suas descobertas podem desbloquear tratamentos para diversas doenças oculares.

Mas, por enquanto, está claro que exercícios podem evitar algumas doenças oculares. E se você já tem uma doença, os exercícios podem ajudá-lo a controlá-la melhor. Um estudo descobriu que pessoas que praticavam exercícios físicos moderados tinham 25% menos probabilidade de desenvolver glaucoma do que pessoas inativas.

Em pessoas que já têm glaucoma, os exercícios regulares podem reduzir a pressão intraocular e melhorar o fluxo sanguíneo para a retina e o nervo óptico. A atividade física também pode ajudar as pessoas com diabetes a manter a doença sob controle. Isso reduz o risco de complicações, incluindo retinopatia diabética, a principal causa de perda de visão entre adultos em idade produtiva.

Quando devo me exercitar?

O novo estudo reforça a recomendação de que exercícios regulares são bons para a saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de exercícios aeróbicos moderados por semana. Isso equivale a cerca de 30 minutos por dia, 5 dias por semana. Isso pode incluir caminhadas, ciclismo, natação, dança e até jardinagem ativa. A atividade física consistente pode ajudar você e seus olhos a se manterem saudáveis.

E mesmo com os exercícios em sua rotina, não se esqueça de fazer acompanhamento anual com um médico oftalmologista!

Com isso, o IOA pode te ajudar! Entre em contato e agende sua consulta conosco!