Lentes de contato: e se o paciente não se adaptar?

Lentes de contato: e se o paciente não se adaptar?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Neste artigo abordaremos a questão das lentes de contato. Portanto, a primeira medida que tomaremos aqui, é explicar i que é uma lente de contato.

As lentes de contato são dispositivos médicos usados ​​diretamente na córnea do olho. Assim como os óculos, as lentes de contato ajudam a corrigir erros de refração e realizam essa função adicionando ou subtraindo o poder de foco à córnea e à lente do olho. As lentes de contato fornecem uma maneira segura e eficaz de corrigir a visão quando usados ​​com cuidado e supervisão adequada. Elas podem oferecer uma boa alternativa aos óculos, dependendo dos seus olhos e do seu estilo de vida. Para determinadas condições, as lentes de contato podem ser consideradas clinicamente necessárias.

As lentes de contato cosméticas são usadas para corrigir as mesmas condições que os óculos corretos:

  • Miopia
  • Hipermetropia
  • Astigmatismo
  • Presbiopia (necessidade de bifocais)

A saúde dos seus olhos deve ser sua principal preocupação. A escolha de um médico oftalmologista com conhecimento e experiência em lentes de contato é importantíssima. Recomenda-se que todos os pacientes que façam uso de lentes de contato tenham, também, um par de óculos de apoio.

Tipos de lentes de contato

As lentes de contato podem ser separadas em três tipos de definição:

Lentes de contato gelatinosas

As lentes de contato gelatinosas são a escolha mais popular mais comuns atualmente prescritas. Essas lentes são feitas com materiais que incorporam água, o que os torna macios e flexíveis e permite que o oxigênio atinja a córnea.

Um usuário de lentes de contato gelatinosas também tem muito mais liberdade do que um usuário permeável a gases, que muitas vezes é limitado por padrões rígidos de uso. Lentes macias podem ser usadas esporadicamente e, portanto, são uma ótima opção para quem quer alternar entre lentes e óculos com frequência.

As lentes de contato gelatinosas são fornecidas em uma variação de diferentes padrões de uso. São elas:


  • Descartável diária
  • Descartável de duas semanas (às vezes referido como semanal)
  • Descartável mensal
  • Desgaste prolongado
  • Bifocais

Lentes de contato permeáveis ​​a gás (também são conhecidas como “RGPs”)

Lentes de contato permeáveis ​​a gás são outra opção para usuários potenciais de lentes. São lentes rígidas ou “duras” feitas de plástico combinadas com outros materiais – como silicone e fluoropolímeros – que permitem que o oxigênio do ar passe diretamente pela lente. Por esse motivo, eles são chamados de “permeáveis ​​a gases”.

As lentes de contato permeáveis ​​a gás estão no mercado há muito mais tempo do que as lentes gelatinosas e, embora tenham se tornado populares, ainda trazem muitos benefícios para tipos específicos de usuários de lentes de contato. Eles podem ser criados para combinar diferentes prescrições e tipos de olho, tornando-os perfeitos para aqueles que são mais difíceis de se adaptar às lentes suaves.

Ao contrário das lentes macias, elas são muito mais duráveis ​​e podem ser usadas por períodos mais longos, muitas vezes usadas diariamente e substituídas a cada seis a doze meses.

Lentes de contato coloridas

Lentes de contato coloridas são lentes macias feitas para usar como descartáveis ​​diários ou mensais que podem mudar a cor dos olhos de uma pessoa. Eles estão frequentemente disponíveis em uma variedade de cores e tons.

Eles também podem ser usados ​​por pessoas que não precisam de lentes de contato normalmente; isso é chamado de “sem receita”. É muito importante que você consulte um oftalmologista para uma montagem de lentes de contato, mesmo se você quiser comprar lentes sem receita médica.

As lentes de contato são para você?

  • Para ter a certeza de que as lentes de contato são uma boa escolha para você, alguns fatores devem ser considerados:
  • Necessidades individuais e expectativas
  • Paciência e motivação durante o período inicial de adaptação ao uso de lentes de contato.
  • Aderindo às diretrizes de lentes de contato para uso, desinfecção e limpeza
  • Diagnóstico e tratamento de condições que podem impedir o uso de lentes de contato

Razões para considerar lentes de contato

  • As lentes de contato se movem com o olho, permitem um campo de visão natural, não possuem estruturas para obstruir sua visão e reduzem muito as distorções
  • Ao contrário dos óculos, eles não embaçam nem se espalham pela lama ou pela chuva
  • As lentes de contato são excelentes para esportes e outras atividades físicas
  • Muitas pessoas sentem que ficam melhores em lentes de contato
  • Em comparação com os óculos, eles podem oferecer uma visão melhor e mais natural

Há casos em que o paciente não se adapta aos tipos de lentes de contato que são oferecidos. Nesta condição é recomendável que se discuta com o médico oftalmologista para saber se existe alguma alternativa. Na maioria dos casos é indicado o bom e velho óculos.

4.7/5 - (284 votes)