Maquiagem e a saúde dos olhos

Maquiagem-e-a-saude-dos-olhos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Por muito tempo os cosméticos desempenham um papel crucial no embelezamento das mulheres. Uma das maquiagens queridinhas das mulheres (desde sempre) são para realçar os olhos. 

Na antiguidade, as mulheres egípcias aplicavam a cor verde escura na pálpebra inferior e fuligem para escurecer os cílios e a pálpebra superior. 

Os tempos mudaram e também as tendências de maquiagem. Embora as mulheres modernas ainda usem cosméticos para acentuar os olhos, os estilos e as cores mudaram. 

Se usada corretamente, a maquiagem dos olhos pode manter sua saúde ocular e fazer seus olhos brilharem, mas se usada incorretamente, pode arruinar sua saúde ocular e torná-los suscetíveis a infecções oculares.

Problemas oculares associados à maquiagem dos olhos

Confira os problemas oculares que podem surgir com uso indevido da maquiagem nos olhos:

– Córnea arranhada

 Você pode acidentalmente danificar a córnea ao aplicar rímel ou delineador. Esse dano pode infectar gravemente o olho.

– Conjuntivite 

Se o produto estiver vencido ou não estiver devidamente armazenado, há grandes chances de crescimento bacteriano, contaminando o produto. Quando este produto é aplicado, pode ocorrer uma infecção ocular.

– Reações alérgicas 

Alguns produtos químicos ou ingredientes presentes no produto podem causar uma reação alérgica nos olhos. A reação alérgica pode se manifestar como uma irritação, vermelhidão, inchaço ou infecção.

5 maneiras de evitar problemas oculares relacionados à maquiagem nos olhos

1- Nunca compartilhe suas maquiagens! 

Você não gostaria que as bactérias de outra pessoa entrassem em seus olhos. Por isso, a maquiagem dos olhos é só sua.

2- Não use produtos vencidos

É fácil para bactérias e fungos crescerem em uma maquiagem cremosa ou líquida para os olhos depois que o produto expira. Se a maquiagem dos olhos está mudando de cor e textura ou com um cheiro estranho, é hora de jogá-los fora. Cada produto de maquiagem para os olhos que você usa tem uma data de validade que deve ser respeitada.

3- Não durma com maquiagem

Dormir com maquiagem faz mal para toda a pele do rosto, mas nos olhos pode causar danos e infecções. Isso porque até mesmo uma partícula minúscula de delineador, sombra ou rímel deixado no olho ou ao redor dele pode ser a causa de uma infecção ocular.

4- Substitua todos os seus produtos de maquiagem para os olhos após uma infecção ocular 

As bactérias podem viver e se reproduzir na maquiagem. Por isso, após descobrir uma infecção nos olhos, descarte os produtos para evitar a propagação de bactérias.

5- Acompanhamento oftalmológico 

O acompanhamento com médicos oftalmologistas deve ocorrer, pelo menos, uma vez ao ano, independente do uso de maquiagens.

E se você está com algum incômodo nos olhos, precisa de uma consulta de rotina, ou qualquer outra necessidade oftalmológica, o IOA é o lugar certo!

Com profissionais capacitados e a tecnologia a nosso favor, podemos te ajudar!

Entre em contato e agende sua consulta!