Moscas Volantes – O que são, causas e como tratar?

Moscas Volantes - O que são, causas e como tratar?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você já teve a impressão de sombras ou pequenos “mosquitinhos” flutuando no seu campo de visão? Sabe do que se trata?

Num primeiro momento, ver moscas volantes pode ser assustador e preocupante, e deve ser um sinal de alerta a quem apresenta esse sintoma. 

Ainda que a maior parte desses sintomas não sejam motivo de grande preocupação, algumas vezes essas aparições em seu campo de visão pode ser sinal de alguma condição subjacente. 

Nesse artigo nós iremos abordar O que são as Moscas Volantes, o que esses sintomas podem significar na sua visão e como tratá-los. Para um diagnóstico correto é fundamental a consulta com um oftalmologista. 

No IOA, temos médicos especialistas aptos para identificar e dar início imediato ao tratamento correto para a causa das moscas volantes.

Mas afinal, o que são as moscas volantes?

As moscas volantes podem se apresentar no campo de visão da pessoa afetada de algumas formas se movimentando lentamente no campo de visão.

As moscas volantes geralmente tem o aspecto de:

  • Manchas escuras ou pequenos pontos pretos
  • Fios ou cordões de aspecto gelatinoso deslizando no campo de visão
  • Fragmentos que lembram teias de aranha

Esses sintomas podem ser percebidos olhando fixamente para uma parede lisa, de cor única, ou ao durante a leitura.

Qual a causa das moscas volantes?

A causa mais comum das moscas volantes é o processo comum do envelhecimento, com a idade o vítreo (fluído gelatinoso que preenche o globo ocular) pode ficar mais líquido e começa a se soltar do globo ocular, causando o aparecimento dos pontos.

Outra causa bastante comum é a separação do vítreo da superfície da retina. Quando isso ocorre, o estímulo da retina pode causar cintilações no olho.

Inflamações no olho devido à rupturas na retina, hemorragia ou problemas nos vasos sanguíneos do globo ocular também podem provocar moscas volantes.

Qual a gravidade das moscas volantes?

Conforme já falamos, as moscas volantes são mais comum de aparecer a medida em que envelhecemos. O aparecimento desses elementos no campo de visão causam certa preocupação, porém na maioria dos casos as moscas volantes não são graves.

Quando localizadas no vítreo, as moscas volantes podem atrapalhar a clareza da visão, causando desconforto. Para amenizar, vale movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, isso vai ajudar afastar as moscas do campo de visão. 

O que causa preocupação no aparecimento de moscas volantes, é a possibilidade de ter ocorrido uma rasgadura na retina. Em muitos casos o rasgo de retina é acompanhada de sangramento para a cavidade vítrea, que pode ser percebido exatamente pelas moscas volantes.

Um rasgo na retina é uma condição extremamente perigosa, que pode evoluir para um descolamento de retina. Por isso, após a percepção de mosca volante, mesmo que uma única, você deve investigar o mais rápido possível, por isso agende sua consulta no IOA imediatamente após perceber. 

Tratamentos para Moscas  Volantes

De modo geral, as moscas volantes não necessitam tratamento. Porém, se estiverem associadas à causas mais graves o seu oftalmologista irá indicar o tratamento apropriado para essa condição.

Quando as moscas volantes são num volume ou tamanho que incomodam ou atrapalham a visão, existem alguns procedimentos que podem ser sugeridos pelo seu oftalmologista, confira abaixo:

Vitrectomia

A vitrectomia é uma cirurgia realizada através de uma pequena incisão que remove o vítreo do olho, substituindo-o por uma solução que mantém a forma do olho. Gradualmente, seu corpo formará um novo vítreo que irá substituir a solução aplicada.

Terapia à laser

Nesse tratamento, o oftalmologista usa um laser em direção aos resíduos no vítreo para quebrá-los e torná-los menores e menos visíveis. Esse tratamento ainda está em fase experimental e não é amplamente utilizado.

Quando consultar seu oftalmologista?

No geral, qualquer alteração perceptível em sua visão é aconselhável a procura de um oftalmologista. O IOA tem oftalmologistas especialistas em diversas patologias com os melhores equipamentos e recursos para oferecer o melhor tratamento aos seus pacientes.

No caso de moscas volantes, é recomendado que você marque sua consulta urgentemente, especialmente se aparecerem de súbito, pois geralmente indicam descolamento de retina, que pode evoluir à cegueira.



4.7/5 - (1656 votes)