Motivos para fazer Cirurgia de Correção de Estrabismo

Motivos para fazer Cirurgia de Correção de Estrabismo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O desalinhamento entre os olhos, conhecido como estrabismo ou vesguice pode ser corrigido por meio de diversas terapias não invasivas, porém existem muitas dúvidas quando se trata da Cirurgia de Correção de Estrabismo.

Muitos pacientes chegam ao IOA com diversas dúvidas quanto a esse procedimento, geralmente com incerteza dos resultados, medo do pós operatório e até mesmo preocupação com a qualidade da visão após a cirurgia.

Pensando nisso, decidimos produzir esse artigo listando os Motivos para fazer a Cirurgia de Correção de Estrabismo, para desmistificar e encorajar pessoas que tem dúvidas ou inseguranças sobre esse procedimento.

Quem pode fazer Cirurgia de Correção de Estrabismo?

A cirurgia de correção de estrabismo é indicada para todos os pacientes, adultos ou crianças que apresentem desalinhamento ocular e que sintam sua capacidade funcional ou estética prejudicada.

É um procedimento dolorido?

Como qualquer procedimento cirúrgico, é aplicada anestesia na cirurgia de correção de estrabismo, por tanto o paciente não sente dor.

Após a intervenção, o paciente talvez podem sentir um leve desconforto ao movimentar os olhos, mas para isso são administrados analgésicos e anti-inflamatórios.

Existem riscos ao fazer a cirurgia de correção de estrabismo?

Todo procedimento cirúrgico oferece risco, uns mais outros menos. No caso da cirurgia de correção de estrabismo, os riscos são baixíssimos, ainda assim podem ocorrer:

  • Visão dupla
  • Inflamação no olho
  • Sangramento
  • Diminuição da capacidade de enxergar

Porém, como dissemos acima, esses riscos são incomuns e, caso aconteçam, podem ser eliminados seguindo as indicações do oftalmologista após a cirurgia.

A cirurgia de correção de estrabismo pode ser feita por adultos e crianças

Como já dissemos acima, não existe contraindicação de idade, a cirurgia de correção de estrabismo pode ser feita em adultos e crianças.

Por ser uma cirurgia de fácil execução, qualquer pessoa que receba indicação, pode se submeter ao procedimento.

Recuperação rápida

A dúvida de muitos pacientes sobre a cirurgia de correção de estrabismo é quanto o pós operatório e a recuperação. ]

Os candidatos ao procedimento imaginam que é necessária a retirada do globo ocular para corrigir os nervos que regem os olhos. Calma!

A cirurgia de correção de estrabismo é simples, rápida (o procedimento dura em média 1 hora) e de baixo risco.

Em 7 dias o paciente já estará apto a retomar as suas atividades e em média de 30 dias o paciente já estará totalmente recuperado.

Melhora na autoestima

Além de todos os benefícios relacionados ao bom funcionamento dos olhos, a cirurgia de correção de estrabismo eleva a autoestima da maioria das pessoas que recorrem ao método.

O incômodo estético causado pelo estrabismo é uma das principais razões que fazem muitos pacientes recorrer a cirurgia.

Melhora da visão binocular

Até os 8 anos de idade, a criança não atingiu a chamada maturação cerebral, que controla o campo visual.

Exatamente por isso, especialistas indicam essa como a idade ideal para se submeter a cirurgia de correção de estrabismo.

Até os 2 anos de idade, a criança está formando a sua visão 3D e em caso de estrabismo congênito essa função pode ser perdida.

Só a cirurgia de correção de estrabismo pode recuperar a chamada visão binocular, corrigindo os olhos para o ângulo certo e assim recuperando essa função.

Consulte um oftalmologista

Agora que todas as suas principais dúvidas foram sanadas, agende a sua avaliação com um oftalmologista. 

No IOA, temos oftalmologistas especialistas que poderão te dar todas as orientações, os exames necessários para a avaliação pré cirúrgica e tirar qualquer dúvida que você ainda possa ter sobre a cirurgia de correção de estrabismo.

4.7/5 - (156 votes)