Não usar óculos aumenta o grau?

Não usar óculos aumenta o grau?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você possui o hábito de não usar óculos com frequência e está com medo de ter prejudicado a visão? Descubra agora se é um mito ou verdade!

Uma pergunta que é muito comum é se o fato de não usar óculos aumenta o grau. De modo claro, não é possível que isso aconteça, pois o uso do óculos seria apenas um instrumento que auxilia a visão e a consequência depende de qual doença ocular o paciente possui.

Pensando nos 3 tipos comuns – astigmatismo, miopia e hipermetropia – vale analisar quais as consequências da falta do óculos para o seu caso específico. 

Começando com a miopia. Por mais que não ocorra a progressão do grau, pode ocasionar certos incômodos como: dores de cabeça, ressecamento nos olhos, e claro, a dificuldade de enxergar de longe. A miopia evolui conforme o tempo e não é a falta do óculos que causa isso, mas também não é o uso dele que reprime essa evolução do grau ocular.

Já o astigmatismo, é comum que tenha sensação de piora, mas é apenas um efeito psicológico. Essa doença não altera a estrutura da córnea e não interfere na mudança do grau. Vale ressaltar que após um período, gera um grande desconforto e incômodo nos olhos.

Para quem sofre com hipermetropia, a falta do óculos faz com que aconteça um esforço da visão por não enxergar de perto. Por isso, quem tem esse tipo de condição não conseguirá romper o uso do óculos, visto que o impossibilita de fazer atividades pequenas, como por exemplo ler um livro.

O ideal é que você consulte um oftalmologista e siga todas as recomendações. Por mais que sua visão não piore com a falta do óculos, usá-los fará com que você enxergue melhor e não passe por desconfortos, garantindo seu bem-estar!

No IOA você encontra os melhores tratamentos para essas causas citadas acima, e como já sabemos, quanto mais cedo houver o diagnóstico, maiores as chances de ter resultados eficazes.

Então o que pode causar o aumento do grau?

Hoje em dia o aumento do grau significamente está ligado aos aparelhos digitais. O longo tempo que as pessoas passam em frente das telas prejudica consideravelmente a visão. 

Isso gera o cansaço visual e depende de um grande esforço na hora de ler e digitar. É recomendado que haja o descanso da vista, para que não seja prejudicial a saúde dos olhos e além disso, criar esse hábito melhora a qualidade de vida!

Escolha por IOA!

Por isso, o Instituto de Olhos da Amazônia prepara para você tecnologias eficazes para que ocorra a agilidade de detectar de forma rápida qual tratamento ideal você precisa, obtendo rapidez nos resultados e gerando bem-estar a todos!

Realizar diagnósticos de modo eficaz é com o IOA. Nós proporcionamos as melhores consultas e equipamentos de acordo com as suas necessidades. 

Escolha o Instituto de Olhos da Amazônia pela sua qualidade e eficiência! Faça uma visita e venha fazer uma consulta com nossos profissionais qualificados.

Rate this post