Blefaroplastia é um tipo de cirurgia plástica que elimina bolsas de gordura, rugas, flacidez, rejuvenesce e melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores.
Geralmente esse procedimento é procurado por pacientes acima dos 30 anos, a maioria mulheres. A indicação da intervenção é pra pessoas que têm excesso ou flacidez de pele nas pálpebras, pra quem bolsas de gordura na pálpebra superior ou pra quem tem ptose.
A cirurgia também pode ser feita para a remoção de xantelasmas (bolinhas de colesterol que se formam nas pálpebras), além de rugas na pálpebra inferior.
Como é o procedimento?
A cirurgia é feita com anestesia local com sedação (mais comum), ou até mesmo anestesia geral e dura em média 40 minutos. O excesso de pele é marcado e depois cortado com um bisturi elétrico e o local suturado com pontos absorvíveis ou removíveis.
Em caso de ptose, o médico corrige também a musculatura orbicular.
Pós Operatório
Cicatrização
A blefaroplastia deixa uma discreta cicatriz, localizada na dobra da pálpebra superior e o aparecimento de queloides é extremamente raro nessa região, mas não impossível.
Evite fumar
O cigarro deve ser evitado pelo menos por um mês antes da cirurgia e pelos dois meses após o procedimento, pois compromete a cicatrização e prejudica a microcirculação.
Medicação
Comumente são prescritos para o pós cirúrgico da blefaroplastia apenas antibióticos preventivos e analgésicos para dor, todos por via oral. O uso de colírios é indicado apenas para a lubrificação dos olhos.
Limpeza da área
A higienização da área deve ser feita normalmente com água e sabonete neutro.
Use óculos escuros
Óculos escuros devem ser usados até a cicatrização completa, cerca de 30 dias depois da intervenção. A ação solar dificulta a cicatrização e pode deixar a pele da região manchada
Inchaço
Compressas de água gelada e gaze ajudam a reduzir o inchaço na região.
Resultados e contraindicações
Após o período inicial de cicatrização, nos primeiros sete dias, já é possível perceber os resultados da blefaroplastia, mas eles se tornam ainda mais evidentes depois de diminuir o inchaço.
A blefaroplastia é contraindicada para pessoas com doenças crônicas descompensadas, como hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca descontroladas. Quem tem problemas de visão como miopia ou astigmatismo, por exemplo, pode se submeter a cirurgia sem qualquer problema.
E aí, tiramos as suas dúvidas? Caso não, ou você queira mais informações sobre a blefaroplastia, venha até o IOA, nossos especialistas estão prontos para tirar todas as suas dúvidas sobre esse e diversos outros procedimentos.