O que é Dacriocistite?

A dacriocistite é uma infecção no saco lacrimal, localizado no canto interno do olho.

As lágrimas ajudam a manter os olhos hidratados, limpos e livres de bactérias. As glândulas lacrimais abaixo das pálpebras superiores produzem lágrimas, que viajam através de pequenas aberturas para a frente do olho.

Toda vez que você pisca, as lágrimas se espalham por seus olhos. Para abrir espaço para novas lágrimas, o líquido escorre dos olhos através de pequenos orifícios, chamados puncta, nos cantos das pálpebras superior e inferior. Em seguida, é drenada através do saco nasolacrimal para o ducto lacrimal (ducto lacrimal) e para a parte posterior do nariz.

As infecções são geralmente causadas por um bloqueio no ducto lacrimal que permite que as bactérias se acumulem dentro do saco lacrimal.

Uma infecção que começa subitamente é chamada dacriocistite aguda. Uma infecção que dura por um longo período de tempo é chamada de dacriocistite crônica.

Os sintomas de dacriocistite aguda incluem:

• dor, vermelhidão e inchaço no canto interno do olho;
  • olho lacrimejante;
  • inchaço no canto do olho;
  • vermelhidão nos olhos;
  • pus ou muco no canto do olho;
  • febre;

Os sintomas da dacriocistite crônica são geralmente mais leves. Você pode notar lacrimejamento e alguma secreção no olho, mas pouco ou nenhum inchaço.

O seu médico irá diagnosticá-lo com base nos seus sintomas e no exame dos seus olhos. Às vezes, exames de imagem como tomografia computadorizada são realizados para ajudar o médico a procurar a causa do bloqueio.

Tratamento

O principal tratamento para a Dacriocistite são medicamentos antibióticos. Esses medicamentos matam as bactérias que causaram a infecção.

Geralmente, você toma antibióticos por via oral, mas se tiver uma infecção grave, poderá ser intravenosa. O oftalmologista também pode prescrever colírios ou pomadas antibióticas.

Causas

A infecção geralmente começa por causa de um bloqueio no duto lacrimal. As possíveis causas desse bloqueio incluem:

• lesão no nariz ou nos olhos;
  • pólipos nasais;
  • inflamação sinusal;
  • cirurgia nasal ou sinusal;
  • Câncer;

A dacriocistite é mais comum em bebês, que podem nascer com um bloqueio do duto lacrimal. Isso é chamado de dacriocistite congênita.

Mulheres de meia idade são mais propensas que os homens a ter o bloqueio, pois seu duto é mais estreito. A condição se torna mais comum com a idade.

Complicações

Uma infecção aguda pode se tornar crônica se você não procurar um oftalmologista com rapidez suficiente. Em bebês com dacriocistite congênita, a infecção pode se espalhar para a cavidade ocular.

Isso pode levar a complicações com risco de vida, como:

• abscesso cerebral;
  • meningite;
  • sepse.

Consulte um oftalmologista

A Dacriocistite aguda geralmente melhora rapidamente com antibióticos.

Infecções lacrimais crônicas podem ser um pouco mais difíceis de tratar. Você pode até mesmo precisar de cirurgia para ampliar a drenagem do canal lacrimal. Por isso é importante buscar uma clínica oftalmológica com um corpo clínico preparado.