Se você notar a aparição de uma mancha vermelha na parte branca dos olhos, pode ser que esteja sofrendo com a condição de episclerite.
Essa condição em geral não é um caso oftalmológico grave, que pode desaparecer depois de alguns dias. Mas, a depender dos sintomas e do tipo da inflamação é necessário ir a um especialista.
O que é episclerite?
A episclerite trata-se da inflamação da episclera (tecido fibroso que reveste o globo ocular), essa condição é bastante comum, podendo afetar ambos os sexos e idade. São identificadas por dois tipos:
Episclerite simples: a episclerite é caracterizada pela congestão vascular sobre uma superfície uniforme episcleral. Ela costuma durar de 7 até 10 dias e acaba por desaparecer naturalmente.
Episclerite nodular: esse tipo de episclerite é caracterizada pelo surgimento de alguns nódulos brancos na área da inflamação e que são visíveis a olho nu. Nesses casos pode durar de 5 a 6 semanas e sintomas mais agudos.
Quais as causas?
As causas da episclerite não são identificáveis na grande maioria dos casos. Em algumas situações, a condição está relacionada a doenças sistêmicas, como por exemplo, colite ulcerosa, artrite reumatoide, lúpus e outros.
A episclerite pode ser causada por traumas no globo ocular, exposição a ambientes contaminados por fungos ou até mesmo contato com produtos químicos.
Sintomas de episclerite
Os sintomas de episclerite, são visíveis e podem apresentar os seguintes sinais:
- Mancha vermelha nos olhos;
- Ardor nos olhos;
- Desconforto (em alguns casos);
- Sensibilidade à luz brilhante.
Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de episclerite e com o grau de evolução da doença, mas na maioria dos casos a episclerite não apresenta nenhum sintoma.
Qual a diferença entre episclerite e esclerite?
A diferença das duas condições está onde a inflamação ocorre, que são locais diferentes, como o próprio nome já diz, episclerite ocorre na episclera (tecido fibroso que reveste o globo ocular) e esclerite que ocorre na esclera (parte branca dos olhos, camada protetora do globo ocular).
Mesmo que sejam doenças diferentes, possuem algumas características semelhantes, bem como os sintomas e sinais.
Por isso, é importante analisar os sintomas, para conseguir diferenciar ambas as condições. Consultar um médico especialista é a melhor opção em todos os casos, pois mesmo que essas doenças não demonstrem ser graves, é necessário detectar outros riscos e indicar o melhor tratamento para os seus olhos.
Tratamento para episclerite
Para a episclerite é feito um tratamento de acordo com o tipo de inflamação, esse tratamento evolui favoravelmente sem quaisquer complicações em muitos casos.
As lágrimas artificiais podem reduzir o desconforto consideravelmente, podendo proporcionar alívio das dores e ardor nos olhos, principalmente quando tratamos da episclerite nodular.
E o uso de anti-inflamatórios e corticóides, podem ser usados em casos mais graves da doença.
IOA cuidando da saúde dos seus olhos!
Em todos os casos, consultar um oftalmologista periodicamente é importante para detectar possíveis doenças e realizar o tratamento de maneira correta.
O IOA é uma clínica oftalmológica especializada, com profissionais qualificados para cuidar da saúde dos seus olhos.
Cuide da sua visão com a melhor clínica do Pará!