A Exoftalmia é uma condição em que o globo ocular se projeta da cavidade ocular, fazendo com que, visualmente, aumente o tamanho. Essa condição pode afetar um ou ambos os olhos.
A Exoftalmia pode causar alguns problemas oculares, como o olho seco e conjuntivite, que é uma inflamação da membrana que reveste o olho.
Com o tempo, os sintomas tendem a melhorar, mas isso pode levar alguns anos. Existe a possibilidade de ser irreversível, se o tratamento adequado não for administrado.
Causas
A principal causa da Exoftalmia é a Doença de Graves, uma doença autoimune que leva a hiperatividade da tireóide (hipertireoidismo). No entanto, algumas vezes a exoftalmia tem outras causas:
- Outras causas do hipertireoidismo, como o uso de certos medicamentos
- Celulite orbitária
- Tumores
- Infecções
- Sangramento nos olhos
- Leucemia
- Hemangioma
- Desordens vasculares.
O glaucoma congênito também pode causar a sensação de que os olhos são maiores, e com isso causar a sensação se que os olhos são protuberantes e de que há o sintoma de exoftalmia.
Sintomas
O portador da Exoftalmia apresenta alguns sintomas, que podem ser:
- Dor nos olhos;
- Olhos secos;
- Irritação ocular;
- Fotofobia ou sensibilidade à luz;
- Lacrimação ou secreção;
- Visão dupla;
- Visão embaçada
- Dificuldade em mover os olhos
- Sensação de pressão atrás e ao redor dos olhos.
Outros sinais e sintomas da doença de graves, principal causa da Exoftalmia, não relacionados aos olhos incluem batimentos cardíacos irregulares, ansiedade , pressão arterial elevada , aumento do apetite, perda de peso, diarréia e problemas de sono.
Diagnóstico
Um médico normalmente pode notar um olho saliente olhando para ele, mas como a exoftalmia é normalmente um sinal de alguma doença ou condição, serão necessários testes para encontrar a causa.
Os testes podem incluir:
- Um exame de sangue para verificar se a glândula tireóide está funcionando corretamente.
- Medição do grau de protrusão, utilizando um exoftalmômetro .
- Exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética , para examinar a órbita ou a cavidade ocular. Uma varredura pode detectar um tumor ou qualquer anormalidade dentro ou ao redor dos olhos.
- Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética do cérebro para avaliar a estrutura do cérebro.
A exoftalmia tende a ser uma doença progressiva e os sintomas pioram com o tempo. Portanto, o tratamento deve começar o mais rápido possível.
É importante lembrar que nenhum sinal deve ser ignorado, portanto caso apresente qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um oftalmologista. O IOA possui uma gama de exames com equipamentos de alta tecnologia e profissionais extremamente capacitados. Agende sua consulta.