O que fazer quando começamos a sentir a visão embaçada?

O que fazer quando começamos a sentir a visão embaçada?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Sabe aquela sensação momentânea de sentir a visão embaçada? De repente, durante o trabalho, olhamos fixamente para o computador e nossa visão precisa ser forçada para que possamos enxergar o documento que estamos digitando?

Esse artigo, foi feito para responder à dúvida que a maioria dos pacientes tem: o que fazer quando começamos a sentir nossa visão embaçada?

Mas vamos começar, primeiro explicando o que seria esse sentimento da visão embaçada, que nada mais é do que a perda da nitidez ocular, fazendo com que os objetos pareçam fora de foco e nebulosos.

As causas principais da visão turva são erros de refração – miopia, hipermetropia e astigmatismo – ou presbiopia. Entretanto, a visão embaçada também pode ser um sintoma de problemas mais sérios, incluindo uma doença ocular potencialmente ameaçadora à visão ou distúrbio neurológico.

A visão embaçada pode afetar ambos os olhos, mas alguns pacientes, podem sentir essa visão embaçada em apenas um olho.

O que fazer, afinal?

Vamos destacar primeiro a diferença entre a visão turva e embaçada.

A visão turva, em que os objetos são obscurecidos e parecem “leitosos”, é muitas vezes confundida com visão embaçada. A visão turva geralmente é um sintoma de condições específicas, como catarata por exemplo, mas a visão embaçada e turva pode ser um sintoma de um problema ocular mais sério.

A primeira atitude que se deve tomar ao sentir sintomas como esse é consultar-se com um médico oftalmologista para medir a extensão da sua visão turva e determinar a causa com um exame oftalmológico abrangente, incluindo sensibilidade ao contraste espacial, lâmpada de fenda e outros testes necessários para o diagnóstico.

A visão embaçada de forma repentina que persiste pode ser um sinal de algum problema de saúde, e sugerimos que o paciente procure um médico imediatamente.

Causas e Tratamento:

A visão embaçada em um olho ou em ambos os olhos pode ser um sintoma de miopia, além de estrabismo, cansaço visual e dores de cabeça. A miopia é o erro de refração mais comum e faz com que objetos à distância pareçam borrados.

Em casos de miopia, o tratamento pode ser avaliado com o uso de óculos, lentes de contato ou partir para a cirurgia refrativa.

No caso da hipermetropia, o paciente pode enxergar objetos distantes e podem ser vistos nitidamente, mas seus olhos não conseguem se concentrar adequadamente em objetos, causando um sentimento de cansaço não comum aos olhos. Em casos de hipermetropia severa, até objetos distantes podem parecer borrados, portanto, se o paciente já enxerga com esses borrões, deve-se analisar a fundo as causas.

Como no caso da miopia, a hipermetropia pode ser corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa ocular.

Com relação ao astigmatismo, a visão pode ficar turva a todas as distâncias. A doença é também considerada um tipo de erro de refração, e geralmente é causada por uma córnea de formato irregular.

Os raios de luz não alcançam um único ponto de foco na retina para produzir uma visão clara, independentemente de quão longe o objeto seja do olho. O astigmatismo, como miopia e hipermetropia, pode ser corrigido com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Uma última doença, também considerada de refração. seria a presbiopia. Se o paciente tem mais de 40 anos e começa a experimentar a visão embaçada de perto – ao ler um livro com letras pequenas, por exemplo – as chances são de que isso se deva ao início da doença, uma condição natural relacionada à idade.

Embora os sintomas da presbiopia sejam os mesmos causados ​​pela hipermetropia (visão próxima embaçada; tensão ocular durante a leitura), a presbiopia é uma capacidade diminuída de se concentrar em objetos próximos devido ao endurecimento das lentes dentro do olho, em vez de um defeito de visão causado pela forma geral do olho como hipermetropia.

Os tratamentos comuns para a presbiopia incluem lentes progressivas, óculos bifocais e óculos de leitura.

Se o paciente apresenta uma visão embaçada repentina em um olho apenas e tem mais de 60 anos, pode ter desenvolvido um buraco macular na parte da retina onde ocorre uma focalização fina. A visão embaçada também pode ser um sintoma de retina descolada, herpes ocular ou neurite óptica (inflamação do nervo óptico), entre outras causas.

Algumas doenças oculares podem causar perda permanente da visão, por esse motivo é importante visitar seu oftalmologista para diagnóstico e tratamento imediato.

As alterações na visão, como visão embaçada ou visão turva, bem como brilhos noturnos, podem ser sintomas de uma catarata. Se não for removida, a catarata pode eventualmente ficar tão turva que obstrui a visão até o ponto de cegueira.

Consulte o seu oftalmologista para mais detalhes das possíveis doenças e faça os seus exames regularmente. Não se acostume a enxergar embaçado, investigue as causas.

4.7/5 - (10798 votes)