O que são lentes cosméticas?

O-que-sao-lentes-cosmeticas

Lentes cosméticas ou decorativas, são lentes de contato que mudam a aparência de seus olhos. Essas lentes de contato podem fazer seus olhos parecerem diferentes de várias maneiras, desde alterar a cor dos olhos ou o formato da pupila, assim dando efeitos de personagens de desenhos animados ou filmes, sendo utilizadas com grau para correção da visão ou não.

As lentes cosméticas são seguras?

Lentes de contato cosméticas podem ser utilizadas com segurança se você consultar um médico oftalmologista e seguir sua prescrição. Lembre-se de que as lentes de contato são dispositivos médicos que requerem o compromisso de uso e cuidados adequados por parte do usuário. Se não utilizadas corretamente, as hipóteses de infecção oculares podem aumentar.

A melhor maneira de garantir a segurança ao usar lentes de contato é consultar um oftalmologista, pois só ele pode medir seus olhos para as lentes de contato adequadas, avaliar se você é ou não apto para lentes de contato e oferecer dicas de segurança.

Após consultar um oftalmologista e receber uma receita, certifique-se de comprar lentes de contato cosméticas de varejistas que exigem receita para comprar as lentes e que vendem apenas lentes aprovadas pela Anvisa.

Como as lentes de contato cosméticas podem ser perigosas?

Embalagens que afirmam “tamanho único” ou “não há necessidade de consultar um oftalmologista” estão erradas. Comprar lentes de contato sem uma receita médica pode cortar, arranhar e infectar seus olhos se não couberem perfeitamente. Elas devem ser personalizadas e ajustadas para cada pessoa.

Lentes de tamanho incorreto podem causar abrasões na córnea, úlceras, infecções bacterianas dolorosas e potencialmente cegantes, como ceratite. O tratamento dessas lesões podem exigir cirurgia ocular, como transplante de córnea e nem sempre o tratamento funciona.

Quantas lesões oculares são causadas por lentes cosméticas?

Não há estudos abrangentes de quantos ferimentos as lentes de contato cosméticas podem causar. No entanto, um estudo levantado em 2018 descobriu que mais de 85% das pessoas que usavam lentes de contato tinham pelo menos um comportamento que as colocava em risco de uma infecção ocular grave relacionado as lentes de contato.

Como aproveitar as lentes cosméticas?

A melhor forma de aproveitar essas lentes e ter cores e formas diferentes nos olhos, é com a ajuda e orientação de um médico oftalmologista.

Como você pôde ver, algo descontraído pode causar grandes problemas se não for feito da forma correta.

O IOA está preparado com o melhor da oftalmologia e experiência. Por isso, se você tem interesse em lentes cosméticas entre em contato e agende sua consulta conosco!