O que significa ter uma esclera ictérica ou anictérica?

O que significa ter uma esclera ictérica ou anictérica

Sabemos que os olhos são parte essencial do nosso corpo, afinal é eles que nos possibilitam enxergar as melhores coisas da vida. E por esse motivo, que o cuidado com os olhos deve ser periódico, certificando que os seus olhos continuem saudáveis. 

Ao longo desse artigo vamos te mostrar, o que significa ter uma esclera ictérica ou anictérica? Confira esse conteúdo até o final!

A esclera é a camada externa dos nossos olhos, comumente conhecida como “parte branca dos olhos”.

É composto por um tecido conjuntivo fibroso que cobre todo o globo ocular que envolve a córnea. A esclera, na verdade, fornece a estrutura para o globo ocular e ajuda a proteger os olhos.

Mas, respondendo a dúvida, quando falamos em esclera anictérica quer dizer que essa parte branca do olho ainda está saudável, ainda mantém a sua coloração natural: o branco.

E quando nos referimos a esclera ictérica, quer dizer que a região “branca” dos seus olhos, estar com a cor amarelada, sendo um sinal de icterícia que possui algumas causas para essa condição.

Causas para esclera ictérica

A esclera ictérica, é uma condição incomum e muito provavelmente a causa para isso, é causado por icterícia.

Icterícia 

A icterícia é uma condição que se apresenta quando a sua pele e a parte branca dos seus olhos ficam amarelados. Isso ocorre quando o corpo produz muita bilirrubina. Bilirrubina é uma substância produzida pelo fígado  ocasionado pela  filtragem de glóbulos vermelhos realizada pelo órgão.

Por isso, quando seu corpo produz muita bilirrubina, ou, o fígado não está funcionando o suficiente, para controlar a quantidade dessa substância, então a bilirrubina se acumula, e faz com que sua pele e os olhos fiquem amarelados.

Essa condição pode aparecer de forma repentina e desenvolver-se lentamente com o tempo. Em todos os casos, é necessário procurar um especialista para tratar da melhor forma.

Outra condição que apresenta a cor amarelada na esclera é a condição conhecida como pinguécula.

Pinguécula 

Quando surgir uma lesão amarelada, na parte branca dos olhos, pode ser que uma pinguécula. Essa condição é comum surgir no lado mais próximo do nariz. Diferente da icterícia, que faz com que ambos os olhos fiquem amarelos, a pinguécula cobre apenas uma porção, de um olho.

Mas, essa condição não se forma na esclera e sim na conjuntiva dos olhos, que se desenvolvem a partir de depósitos anormais de proteína e gordura, muitas vezes a irritação crônica dos olhos ou exposição excessiva à luz.     

Escolha IOA para a saúde dos seus olhos!

Em todos os aspectos apresentados, fica evidente que  percebendo tais sinais, como os olhos amarelados e outros incômodos na região dos olhos, é necessário buscar por um médico oftalmologista, pois, somente um profissional especialista saberá indicar os melhores tratamentos. 

Consultar um oftalmologista periodicamente é essencial em todos os casos, para que condições e problemas oculares não apareçam de surpresa e sejam tratadas de maneira correta.

O IOA é uma clínica especializada para cuidar da saúde dos olhos, com os melhores equipamentos para oferecer uma consulta confortável para os nossos pacientes.

Agende sua consulta com o IOA!