O sol e o cuidados com os olhos

O-sol-e-o-cuidados-com-os-olhos.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Mesmo fora do verão, a maioria de nós lembra de proteger a pele aplicando protetor solar, mas não se esquece de que seus olhos também precisam de proteção.

É importante começar a usar proteção ocular adequada desde cedo para proteger seus olhos dos anos de exposição aos raios ultravioleta.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, a radiação ultravioleta, seja da luz solar natural ou dos raios artificiais internos, pode danificar os tecidos da superfície do olho, bem como a córnea e as lentes.

A luz ultravioleta (UV) pode prejudicar seus olhos

A exposição excessiva à luz ultravioleta aumenta o risco de doenças oculares e outros problemas. Aqui estão algumas das doenças oculares que você pode evitar usando óculos escuros com proteção UV:

A catarata e o câncer ocular podem levar anos para se desenvolver. Cada vez que você se aquece ao sol sem proteção para os olhos, você aumenta o risco de doenças graves. Bebês e crianças precisam usar chapéus e óculos de sol por esse motivo. Pessoas de todas as idades devem tomar precauções sempre que estiverem ao ar livre.

Crescimentos no olho, como pterígio, podem aparecer na adolescência ou na casa dos 20 anos. Surfistas, esquiadores, pescadores, fazendeiros e outros que passam longas horas sob o sol do meio-dia ou perto de rios, oceanos e montanhas estão em risco.

Proteja seus olhos dos danos do sol em todas as estações

Muitos compradores de óculos de sol se esquecem de verificar a classificação UV antes de comprar um par. Certifique-se de selecionar óculos de sol que forneçam proteção 100% UV ou UV400, ou bloqueiem os raios UV-A e UV-B.

Aqui estão algumas dicas adicionais para proteger seus olhos dos danos ultravioleta, não importa a estação:

  • Use um chapéu junto com seus óculos de sol. Chapéus de abas largas são os melhores.
  • Saiba que as nuvens não bloqueiam a luz ultravioleta. Os raios do sol podem passar por neblinas e nuvens.
  • A luz solar é mais forte do meio-dia ao início da tarde, em altitudes mais elevadas e quando refletida na água, gelo ou neve.
  • Nunca olhe diretamente para o sol. Fazer isso a qualquer momento, inclusive durante um eclipse, pode danificar a retina do olho e causar uma lesão grave conhecida como retinopatia solar.
  • Evite camas de bronzeamento. As camas de bronzeamento artificial apresentam os mesmos riscos para os olhos e o corpo que a luz ultravioleta externa.

Ao adotar essas diretrizes simples, você e sua família podem aproveitar o sol com segurança durante todo o ano.

Só não se esqueça dos chapéus e óculos de sol!

E precisando de cuidados oftalmológicos, entre em contato com o IOA! Estamos à disposição para consultas e exames!