Óculos para usar o computador, valem a pena?

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Os óculos que alegam filtrar a luz azul de computadores, smartphones e tablets estão se tornando cada vez mais populares. Anúncios para esses óculos afirmam que a superexposição à luz azul pode causar vários problemas.

Os problemas supostamente ligados à luz azul variam de olhos secos à fadiga ocular digital, interrupção do ciclo do sono e até degeneração macular, que faz com que as pessoas percam parte ou toda a visão central.

o entanto, não há evidências de que o tipo ou a quantidade de luz proveniente das telas de computador seja prejudicial aos olhos.

Você deve se preocupar com a luz azul e a radiação do computador?

Há evidências de que alguns tipos de exposição à luz podem causar danos aos olhos em certas condições. Por exemplo, a exposição excessiva à luz ultravioleta do sol aumenta o risco de doenças oculares, incluindo catarata, tumores nos olhos e câncer.

Nunca foi demonstrado que a quantidade de radiação vinda de um computador causa qualquer doença ocular. Um estudo reimpresso pela National Library of Medicine, Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, não encontrou radiação UVA ou UVB mensurável em monitores de computador.

A radiação ultravioleta é a parte mais prejudicial da luz solar para os olhos e a pele. Longas horas olhando para telas digitais podem causar cansaço visual, e a diminuição do piscar associado ao uso do computador pode causar olhos secos. Mas esses efeitos são causados ​​pela maneira como as pessoas usam suas telas, não por qualquer coisa vinda das telas.

Você pode proteger seus olhos do cansaço se trabalhar com computadores o dia todo:

  • Sente-se a cerca de 25 polegadas (comprimento do braço) da tela do computador. Posicione a tela de forma que você olhe ligeiramente para baixo.
  • Reduza o brilho da tela usando um filtro de tela fosco, se necessário.
  • Faça pausas regulares usando a regra “20-20-20”: a cada 20 minutos, mude seus olhos para olhar para um objeto a pelo menos 20 pés (aproximadamente 6 metros) de distância por pelo menos 20 segundos.
  • Quando sentir que os olhos estão secos, use lágrimas artificiais para refrescar.
    Ajuste a iluminação da sala e tente aumentar o contraste na tela para reduzir o cansaço visual.
  • Se você usa lentes de contato, dê um descanso aos olhos usando seus óculos.
    Muitos sintomas oculares causados ​​pelo uso do computador são apenas temporários e diminuirão depois que você parar de usá-lo.
  • Além dessas dicas, é importante se consultar com um médico oftalmologista, pelo menos, 1 vez ao ano.

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