Opacidades corneanas congênitas e secundárias: O que são?

Opacidades corneanas congênitas e secundárias O que são
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A córnea é, em uma situação normal, uma estrutura transparente e regular. No entanto, algumas doenças (tanto congênitas como adquiridas), infecções, inflamações, traumas, etc. podem resultar em uma perda de sua transparência. As cicatrizes que se formam na córnea como consequência destes problemas são opacas e tornam a visão difícil.

Causas

As Opacidades Corneanas podem ocorrer como sequelas de infecções como ceratites,  bacterianas, ceratites fúngicas, entre outros. Grande parte dessas infecções estão diretamente ligadas ao mal uso de lentes de contato, em especial as gelatinosas.

Essa condição também pode ocorrer após traumas oculares.

Sintomas

Dependendo da causa e do grau de opacidade, o paciente pode apresentar diferentes sintomas, como visão embaçada se as cicatrizes da córnea afetam o eixo visual, ou seja, estão na frente da pupila. 

Outros sinais que podem ser notados são perda de visão, sensação de corpo estranho, sensibilidade à luz, etc.

Tratamentos

Existem diferentes opções para tratar as opacidades da córnea, dependendo da sua causa e grau de envolvimento. Em casos graves e irreversíveis o tratamento necessário é geralmente um transplante de córnea, seja total ou parcial. 

Consulte o IOA

A opacidade corneana tem cura. Porém, é importante observar se a diminuição visual ocorre devido somente a essa opacidade corneana, não estando relacionada a outras lesões oculares. Por isso é importante realizar o quanto antes a consulta com um de nossos oftalmologistass.

Nos casos de opacidades superficiais, é possível a retirada da lesão com o uso do laser, chamado PTK (phototherapeutic keratotomy). Já nos casos de opacidades profundas, é necessário a realização do transplante de córnea para que haja melhora visual.

Nossos oftalmologistas especialistas saberão avaliar o custo-benefício dessas modalidades terapêuticas para corrigir a opacidade.

4.8/5 - (81 votes)