Os colírios podem substituir os óculos de leitura?

Os-colirios-podem-substituir-os-oculos-de-leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Mais de um terço dos brasileiros tem presbiopia, uma perda gradual da visão de perto. A maioria das pessoas utiliza óculos ou lentes de contato especiais, porém é muito fácil perder ambos ou parecerem pesados. Agora um tratamento não cirúrgico promissor para a presbiopia está no uso de colírios tópicos.

A presbiopia ocorre quando o cristalino do olho enrijece com o tempo e perde a flexibilidade. Isso dificulta a concentração nas palavras em uma página ou smartphone. Diante disso existem dois colírios – cada um com mecanismos exclusivos.

Colírios mióticos

Os colírios mióticos alteram o tamanho da pupila, criando um “efeito pinhole”, uma reminiscência de uma câmera de filme original, antes da invenção das lentes.
Este tipo de colírio maximiza o foco próximo e distante.

Os colírios funcionam tão bem quanto os óculos?

Estudos recentes sugerem que os colírios mióticos comecem a funcionar em cerca de 30 minutos após aplicação e duram de quatro a sete horas. Assim que o efeito corretivo passar, as gotas devem ser reaplicadas. Por outro lado, os colírios suavizadores de lentes podem continuar funcionando por anos.

Algumas pessoas que utilizaram o colírio desenvolveram dores na cabeça, visão noturna limitada ou dificuldade para distinguir um objeto.

Cirurgia ocular

Algumas pessoas também podem ter a opção de corrigir a presbiopia com cirurgia ocular. As cirurgias para correção de presbiopia incluem implante de lentes intraoculares, incrustações na córnea e cirurgia refrativa a laser.

Conclusão

Vale lembrar que os colírios citados acima são uma ótima opção de corrigir a presbiopia, mas é importante ressaltar que os tratamentos não servem para todos. Os olhos de cada pessoa são únicos e óculos, colírios e cirurgia tem seus prós e contras.

Dito isso, recomendamos um exame oftalmológico abrangente feito por um oftalmologista para ajudar a encontrar a melhor opção para você. O Instituto de Olhos da Amazônia conta com diversos exames oculares para ajudar na sua necessidade. Agende agora mesmo sua consulta!