Os óculos podem proteger contra COVID-19?

Os-oculos-podem-proteger-contra-COVID-19
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O uso de óculos pode diminuir suas chances de contrair o coronavírus, de acordo com um novo estudo da província de Hubei, na China. 

As descobertas apareceram no JAMA Ophthalmology, um jornal médico. 

Mas isso significa que todos devem usar proteção ocular para prevenir COVID-19? Não exatamente.

Descubra mais sobre esse estudo, neste artigo!

Será que funciona?

Os oftalmologistas dizem que não há informações suficientes para recomendar que as pessoas comecem a usar proteção para os olhos além das máscaras.

É um estudo provocante e fascinante. Mas abrange uma pequena porção da população. Seria necessário um estudo muito maior antes de tirar qualquer conclusão sobre se o uso de óculos realmente significa que as pessoas estão tocando os olhos com menos frequência e, portanto, diminuindo as taxas de infecção.

O coronavírus pode se espalhar pelos olhos quando uma pessoa infectada tosse ou espirra perto de seu olho ou se você toca em um objeto infectado antes de tocar em seu olho.

Uma possível ligação entre os óculos e o coronavírus

O estudo surgiu de uma observação curiosa feita por pesquisadores na China. Eles notaram que muito poucos de seus pacientes doentes usavam óculos, o que era notável, pois a miopia é comum na China. 

Eles examinaram registros hospitalares de pacientes com Covid-19 para saber mais. De 276 pacientes internados no hospital durante um período de 47 dias, apenas 16 pacientes (5,8%) tinham miopia ou miopia que os obrigava a usar óculos por mais de oito horas por dia.

Pesquisas anteriores mostram que mais de 30% das pessoas na região precisavam de óculos para miopia.

Existem vários fatores, além do uso de óculos, que podem explicar a descoberta do estudo:

– Óculos servindo como um lembrete para evitar tocar nos olhos;

– Óculos como uma barreira parcial, protegendo os olhos dos respingos de uma tosse ou espirro; 

– Pessoas que usam óculos tendem a ser mais velhas e têm maior probabilidade de ficar em casa durante a pandemia, em comparação com as pessoas que não usam óculos;

– Talvez as pessoas que podem comprar óculos na China tenham menos probabilidade de contrair o vírus porque podem viver em lugares menos lotados.

São muitas probabilidades, portanto o estudo ainda não gerou uma recomendação oficial.

Você deve usar proteção para os olhos para prevenir COVID-19?

Embora seja muito cedo para dizer que todos deveriam usar proteção ocular, óculos ou protetores faciais fazem sentido para profissionais de saúde da linha de frente e pessoas que cuidam de pessoas com o vírus. 

Com óculos ou não, é importante continuar com as medidas de segurança como usar máscara, lavar as mãos com frequência e praticar o distanciamento social.

Além disso, faça consultas regulares ao oftalmologista. Para isso, entre em contato conosco e agende sua consulta!