Por que apareceram manchas em meus olhos?

Por que apareceram manchas em meus olhos?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O aparecimento de manchas nos olhos é um sintoma que pode estar associado a várias condições e fatores oculares, como a idade ou a exposição solar.

Quando um paciente tem manchas nos olhos, a primeira coisa que o oftalmologista deve fazer é determinar se as manchas estão no campo de visão da pessoa ou se podem ser vistas apenas na parte externa da estrutura dos olhos. 

Porque é que aparecem manchas nos olhos? Não há uma resposta única para esta pergunta, pois a causa desta condição depende apenas do tipo de local e da sua localização.

No artigo de hoje explicamos os tipos de manchas nos olhos e suas causas. 

Causas

À medida que envelhecemos, a estrutura dos olhos, como o resto do corpo humano, passa por um processo de degeneração que pode levar ao aparecimento de manchas oculares.

Além da idade, existem outros fatores relacionados com o aparecimento de manchas oculares.

Os mais comuns são:

  • Lesões ou inflamações no olho que podem causar danos no campo visual.
  • Desprendimento da retina ou descolamento do humor vítreo, mais frequente em pacientes com miopia. 
  • Hemorragia no interior do olho devido a hemorragias oculares. 
  • Exposição excessiva ao sol sem protecção. 

As causas das manchas oculares podem ser muitas e, para compreendê-las, é necessário conhecer os tipos de manchas oculares existentes.

Os tipos de manchas oculares que podem ocorrer são:

Pontos Pretos

Algumas pessoas podem notar manchas escuras parecidas com pequenas sardas na íris.

Este sintoma está associado à exposição desprotegida ao sol. Assim como a pele é danificada por queimaduras solares, a estrutura dos olhos também pode ser afectada se não forem usados óculos de sol com o filtro certo. 

As sardas na íris são causadas pela exposição excessiva à luz solar sem proteção adequada dos olhos contra a radiação.

Embora essas manchas sejam inicialmente consideradas inofensivas, é importante saber que representam um fator de risco para doenças como as cataratas ou a degeneração macular. 

Pontos Amarelados

O aparecimento de manchas amarelas no olho é conhecido como uma pinguécula e é uma mancha ou “caroço” que aparece na conjuntiva, o tecido branco do olho.

A pinguécula geralmente aparece no lado nasal da estrutura ocular e deve-se a uma mudança que se materializa na conjuntiva, e se transforma num depósito de proteínas, cálcio e gordura.

Atualmente, não se conhece a causa exata da pinguécula, mas a condição está associada à síndrome do olho seco grave e à exposição desprotegida ao sol.

O uso de lágrimas artificiais e colírio anti-inflamatório ajuda a tratar esta condição. Quando o desconforto ocular seco é grave, é recomendado o tratamento do olho seco com luz pulsada.

Manchas vermelhas na íris

As manchas vermelhas são geralmente o resultado de hemorragia interna na estrutura do olho ou vasinhos capilares rompidos no olho.

Na presença de sangue na conjuntiva, é vital ir imediatamente ao oftalmologista para fazer uma verificação completa da saúde da estrutura ocular e determinar o que está causando o sangramento.

A atenção precoce ao sangramento ocular é muito importante para preservar a visão e evitar danos permanentes. 

Manchas brancas na íris

O crescimento do tecido fibroso na conjuntiva em direção à córnea forma uma mancha vascular esbranquiçada, conhecida como pterígio.

Esta condição geralmente aparece no lado nasal do olho, muito perto do canal lacrimal, e pode alterar a transparência da córnea. 

As causas do pterígio são geralmente a exposição solar desprotegida e a inflamação conjuntival crônica.

Para tratar esta condição, recomenda-se que o tecido seja removido através de uma pequena cirurgia e que seja colocado um enxerto retirado da conjuntiva do paciente. 

Moscas volantes

O humor vítreo é um líquido transparente, semelhante a um gel, encontrado na câmara posterior do olho.

Ela é formada durante a fase embrionária e nunca é renovada, por isso degenera gradual e naturalmente ao longo dos anos. 

Um sintoma muito comum durante o envelhecimento é a acumulação de detritos no humor vítreo, que gera a formação de sombras e provoca o aparecimento de moscas volantes no campo visual.

Estas manchas podem ter a forma de linhas, círculos, pontos ou teias de aranha e são inofensivas para a saúde dos olhos. 

As manchas nos olhos são perigosas?

A gravidade das manchas oculares depende apenas do que causou a mancha, por esta razão, é importante consultar um oftalmologista sempre que uma mancha ocular ou moscas voadoras for visível. 

Por isso, no caso de aparecimento de qualquer mancha em seus olhos ou campo de visão, marque imediatamente uma consulta no IOA.

Rate this post