Por que meus cílios estão caindo?

Os cílios protegem o olho de detritos que podem obstruir a visão ou causar infecção ou lesão. Eles crescem, caem e se substituem em um ciclo natural a cada 6 a 10 semanas, assim como o cabelo no topo da cabeça.

É normal perder de 1 a 5 cílios por dia. Às vezes, a perda mais rápida dos cílios (conhecida como madarose) pode ser um sintoma de um problema de saúde oculto no olho ou em outra parte do corpo.

Causas comuns de perda localizada de cílios

Existem muitas razões pelas quais as pessoas podem perder mais cílios do que a média. Se você também não está perdendo cabelo das sobrancelhas ou do couro cabeludo, a perda de cílios pode indicar:

– Irritação por cosméticos

Deixar a maquiagem dos olhos por muito tempo, usar e remover extensões de cílios e enrolar os cílios (aquecidos ou não) podem prejudicar os cílios e acelerar a queda. A perda de cílios também pode ser causada por alergia ao rímel e à cola usada para aplicar cílios postiços.

– Blefarite

Coceira ou queimação acompanhada de vermelhidão ou inchaço das pálpebras podem indicar blefarite. Esta é uma condição que ocorre quando as glândulas sebáceas obstruídas perto da base dos cílios causam inflamação crônica e problemas nos folículos dos cílios.

– Tricotilomania

Esta é uma condição em que o  estresse ou outro sofrimento emocional ou psicológico faz com que a pessoa arranque os próprios cílios habitualmente.

– Câncer de pele

Mais raramente, a perda localizada dos cílios pode ser um sintoma de câncer de pele na pálpebra. O câncer pode interromper o crescimento dos cílios à medida que as células prejudiciais se espalham.

Outras causas menos comuns de perda de cílios incluem calázios crônicos ou recorrentes, rosácea ocular ou ácaros, infecções bacterianas ou fúngicas em um ou ambos os olhos.

Quando a perda de cílios é acompanhada por outra perda de cabelo

Se o cabelo está caindo das pálpebras, bem como das sobrancelhas e / ou do couro cabeludo, isso pode ser um sinal de um problema ou condição de saúde sistêmica. As causas mais comuns de queda geral de cabelo, incluindo cílios, são:

– Alopecia

Esta doença autoimune faz com que o corpo ataque seus próprios folículos capilares, causando queda total, parcial ou episódica de cabelo no corpo, na cabeça ou no rosto. A alopecia de longo prazo costuma ser hereditária. Alopecia aguda – queda repentina e temporária de cabelo – pode ser desencadeada por cirurgia, doença crônica, febre, gripe, anemia, parto ou envelhecimento da criança.

– Problemas com a tireóide

A tireóide é uma glândula localizada no pescoço que controla os hormônios do corpo. Tanto o hipertireoidismo (uma sobrecarga de hormônios) quanto o hipotireoidismo (poucos hormônios) podem causar cílios e outras perdas de cabelo.

Outros sintomas comuns de um distúrbio da tireóide incluem alterações de peso, frequência cardíaca e pressão arterial.

As causas menos comuns para a queda geral de cabelo incluem:

– doenças inflamatórias crônicas, como psoríase, artrite reumatóide, lúpus e esclerodermia;

– estresse crônico;

– deficiências nutricionais;

– alterações hormonais, como as introduzidas pela menopausa; e

– quimioterapia e radioterapia.

Além disso, vários medicamentos podem ter o efeito colateral de perda de cabelo, sobrancelha ou cílios.

Para manter os cílios saudáveis, lave o rosto e as pálpebras diariamente com água e sabão neutro. Uma dieta saudável incluindo proteínas, frutas, vegetais e ferro suficiente também ajudará na saúde e na manutenção de cílios longos e cheios.

Além disso, faça uma avaliação anual com um médico oftalmologista para garantir a saúde de seus olhos.

Agende agora mesmo sua consulta no IOA.