Por que os olhos dos bebês mudam de cor?

Por que os olhos dos bebês mudam de cor?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Esta é uma pergunta muito frequente e que deixa muitas mamães ansiosas. Será que o bebê que nasceu com os olhos claros vai permanecer assim quando crescer? Pois saiba que a cor dos olhos dos bebês pode sim mudar nos primeiros meses de vida! Entenda o por que lendo este artigo até o final.

Em geral, os bebês nascem com os olhos mais claros devido à pouca quantidade de melanina, o mesmo ativo que define a cor da pele. A quantidade de melanina na íris, que é o colorido dos olhos, é que define a cor que eles terão.

Quanto menor a quantidade de melanina, mais claros são os olhos. Por exemplo, olhos azuis são os que menos pigmento possuem, seguido por olhos verdes, castanhos e os mais escuros. A quantidade de pigmento nos olhos é determinada geneticamente, logo a cor dos olhos dos pais terá grande influência na cor dos olhos dos filhos.

Então quer dizer que se a mãe e o pai tiverem os olhos castanhos, os filhos também terão olhos da mesma cor? Não necessariamente!

Existem genes que influenciam na coloração dos olhos. Mesmo genes herdados de avós ou bisavós podem influenciar nesta questão.

Em geral, o bebê nasce com os olhinhos de uma determinada cor e a principal mudança na tonalidade ocorre nos primeiros 6 meses de vida. No entanto, até 2 anos de idade pode haver alguma alteração. 

A coloração varia gradualmente, devido à produção de mais melanina na íris. E a tendência é sempre que os olhos adquiram coloração mais escura e não mais clara, devido ao acúmulo de pigmento na íris. Dificilmente após 2 anos de idade haverá alguma alteração na coloração dos olhos.

É importante salientar que o processo de mudança na cor dos olhos ocorre de maneira natural e sem comprometer o desenvolvimento visual. Se o bebê apresentar qualquer sintoma, como esforço para enxergar, lacrimejamento, sensibilidade à claridade ou entortar os olhinhos, os pais devem procurar o IOA e agendar uma consulta com um de nossos oftalmologistas.

Rate this post