Principais características da alta miopia

Os casos da condição de alta miopia vem crescendo recentemente. Esta doença ocorre quando o paciente apresenta acima de cinco graus de desvio no olho. Segundo uma análise da Organização Mundial da Saúde (OMS), a alta miopia é a terceira causa de cegueira no mundo. O risco de perda da visão ocorre por diversas causas, sendo preciso avaliar cada caso com atenção, pois uma condição comum pode apresentar diferentes graus e seu tratamento deve acontecer de acordo com a gravidade detectada.

Após ser diagnosticado com a alta miopia, o paciente pode apresentar uma grande dificuldade de enxergar imagens e paisagens à distância, o que pode, a longo prazo, diminuir a qualidade de vida.

A miopia não tem cura, porém, se for diagnosticada corretamente, pode ser tratada de modo que corrija o erro de refração. Para corrigir a doença, a solução mais comum é o uso de lentes de contato ou óculos.

Seus sintomas mais comuns podem incluir:

• Visão embaçada;
  • Dores de cabeça causadas por fadiga ocular excessiva;
  • Dificuldade em enxergar de longe;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Tontura, dor de cabeça ou dor nos olhos.

Características da alta miopia

A alta miopia tem como medida o crescimento do olho, neste caso a retina vai se afilando de forma progressiva e chega a atrofiar a região da mácula o que acomete a diminuição da visão mesmo usando óculos ou lentes de contato.

Outra consequência é a ocorrência de degenerações periféricas da retina e assim o deslocamento de retina são comuns em quem tem miopia. Vale lembrar que quanto maior a intensidade da miopia, maior o risco. Por isso ressaltamos a importância das consultas regulares no oftalmologista.

Tratamento

Para o tratamento da alta miopia, é necessário realizar a cirurgia refrativa a laser, em alguns casos isolados, pode ocorrer a utilização de implantes de lentes fácicas para manter o cristalino do olho.  Essa técnica, também é indicada para paciente com olho seco, córnea fina ou ceratocone, a estimativa é que esta lente livre o paciente dos óculos.