Quais os perigos das tatuagens oculares (na parte branca do olho)?

Quais os perigos das tatuagens oculares (na parte branca do olho)?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A tatuagem tem conquistado adeptos ao longo dos anos. Artistas vêm aprimorando suas técnicas para que seus desenhos fiquem melhores e atraiam mais clientes.

Junto a isso, o interesse do público pela tatuagem também aumentou na mesma medida da vaidade. Prova disso é a notoriedade que a tatuagem ocular tem conquistado.

Vinda dos Estados Unidos há, aproximadamente, cinco anos, essa vertente, cujo objetivo é mudar a cor dos olhos, consiste na aplicação de tinta na conjuntiva e na esclera.

Conheça os riscos da tatuagem ocular

Por se tratar da aplicação de materiais sintéticos em partes do globo ocular, não é descartada a possibilidade de a pessoa contrair enfermidades nos olhos.

Afinal, a tatuagem ocular é um procedimento realizado a partir da inserção de uma agulha na conjuntiva.

A conjuntiva é a camada que protege os olhos contra eventos externos. Quando a agulha nela é penetrada, sua função protetora é quebrada, deixando o globo ocular refém de microorganismos que podem causar infecções graves.

Esse, porém, não é o único risco apresentado pela tatuagem ocular. Isso porque os químicos usados no procedimento podem prejudicar o funcionamento natural dos olhos, causando enfermidades como:

  • Cegueira: devido intensa inflamação e/ou infecção local, com risco inclusive de ser necessária a evisceração ocular (retirada cirúrgica do globo ocular);
  • Dores de cabeça intensas;
  • Catarata;
  • Glaucoma: os vasos sanguíneos dos olhos são obstruídos a partir dos resíduos deixados pelo laser na cavidade ocular. Assim, a pressão ocular aumenta e estimula o glaucoma precoce;
  • Frequente sensação de areia nos olhos, o que no meio oftalmológico é chamado de corpo estranho.

Esses cenários podem ser observados nos pacientes logo após o procedimento da tatuagem ocular ou após alguns dias.

Conheça o IOA!

Como foi possível notar, as tatuagens oculares têm potencial para causar muitos danos à nossa visão. Por isso, nós do IOA não recomendamos e adverte sobre os altos riscos do procedimento.

E, para te ajudar nos cuidados com a visão, conte com o IOA!

O Instituto de Olhos da Amazônia possui algumas das melhores tecnologias da região Norte do Brasil, além de conter os melhores profissionais para lhe atender com qualidade.

Para saber mais, fale conosco e agende sua consulta!

Rate this post