Quais são as causas de pálpebras irregulares e como tratá-las?

Se você olhou no espelho e notou que suas pálpebras são irregulares, você não está sozinho!

A assimetria do rosto é bastante comum, aliás, são casos raros em que o rosto de alguém é perfeitamente simétrico. Todas as pessoas do mundo apresentam irregularidades no rosto, incluindo os olhos. Essas “imperfeições”, causam a temida preocupação estética.

Em muitos casos, essas irregularidades não são de fato uma preocupação médica grave, por exemplo as pálpebras caídas.

Embora as pálpebras irregulares, possam ser uma condição de assimetria facial, existem algumas condições médicas que podem causar o caimento da pálpebra, bem como as suas possíveis irregularidades.

Causas das pálpebras irregulares

Algumas condições médicas podem ser causadoras de pálpebras irregulares:

Ptose

A ptose podendo ser conhecida também por pálpebra caída, é uma condição que pode afetar os dois olhos. Ela pode estar presente de forma congênita, após o nascimento, ou se desenvolve mais tarde.

A gravidade é um fator que pode contribuir, fazendo com que as pálpebras superiores caiam, reduzindo a visão.

É predominante em adultos mais velhos, mas não significa que jovens não possam adquirir essa condição. Ela também pode ser causada por um trauma ou um efeito colateral de alguma cirurgia ocular.

Apraxia de abertura de pálpebras

A apraxia de pálpebra é a incapacidade de abrir os olhos depois que eles estão fechados. Pode estar relacionado, a alguma condição neurológica, como a doença de Parkinson ou até mesmo surgir ao longo da vida, mas sem causa definida.

Paralisia de Bell

A paralisia de Bell é uma condição temporária que resulta em danos ou traumas nos nervos faciais, que estão ligados diretamente com as expressões e o movimento dos olhos, como abrir e fechar.

Sintomas comuns desta condição podem incluir queda das pálpebras e lacrimejamento excessivo dos olhos. Por isso, é importante consultar um oftalmologista para descobrir as causas e indicar o melhor tratamento.

Terçol ou hordéolo

O terçol é uma condição que pode causar as pálpebras irregulares é uma inflamação que ocorre nas glândulas que estão presentes na borda das pálpebras dos olhos que ficam entupidas.

Essa causa pode gerar o caimento da pálpebra e causar a baixa visão!

Complicações de traumas ou cirurgia

Danos aos nervos faciais, podem resultar em pálpebras caídas ou causar fraqueza no músculo ao redor dos olhos, as cirurgias de catarata e cirurgia de glaucoma podem demonstrar riscos de danos nos nervos.

Tratamento para pálpebra irregular!

O tratamento para pálpebras caídas depende dos sintomas e da sua causa. Em todos os casos, é importante consultar um oftalmologista para saber detectar e indicar o melhor tratamento.

Normalmente quando estamos falando de pálpebras caídas, elas podem ser examinadas e corrigidas por um oftalmologista.

Escolha o IOA para a saúde dos seus olhos!

Independente das causas das pálpebras irregulares, consultar um oftalmologista periodicamente é importante para identificar e tratar as possíveis causas precocemente.

O IOA é uma clínica especializada, que possui os melhores equipamentos para cuidar e tratar da saúde dos seus olhos com excelência.

Conte com a melhor clínica do Pará. Entre em contato conosco!