Riscos de Úlceras da Córnea

Riscos de Úlceras da Córnea
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Anteriormente em nosso blog, abordamos como tratar úlcera da córnea, hoje iremos abordar quem são as pessoas que correm risco de desenvolver essa patologia.

Entre as pessoas que mais tem chances de desenvolver as Úlceras de Córnea, estão:

  • Pessoas que usam lentes de contato ignorando os cuidados básicos
  • Pessoas que têm ou tiveram herpes labial
  • Pessoas com olho seco
  • Pessoas com distúrbios que impedem o bom funcionamento da pálpebra
  • Pessoas com lesões ou queimaduras na córnea

Caso você use lentes de contato, é essencial que você armazene, limpe e manuseie o par de lentes com segurança. 

Precauções 

Para prevenir as úlceras da córnea, primeiramente, use óculos adequados para a proteção dos seus olhos, indicados pelo médico oftalmologista de sua confiança.

No geral as úlceras da córnea são causadas por alguns tipos de infecção, são eles:

  • Infecções bacterianas – São as infecções mais comuns entre os usuários de lentes de contato. Em especial as lentes de uso prolongado.
  • Infecções Virais – O vírus que causa a herpes labial também pode causar Úlceras da Córnea recorrentes. Essas recorrências ocorrem por estresse, mau funcionamento do sistema imunológico ou exposição exagerada à luz solar. O vírus da varicela também pode causar úlceras na córnea.
  • Infecções fúngicas – Ainda sobre lentes de contato, a má higienização podem causar também infecções por fungos, podendo causar as Úlceras da Córnea. 

Sobre o tratamento desta doença, pode-se recomendar colírios antibióticos, antifúngicos e antivirais durante os tratamentos. Às vezes, o oftalmologista irá prescrever comprimidos antifúngicos também. Em outros casos, o médico poderá aplicar uma injeção de medicamento perto do olho.

O oftalmologista pode prescrever colírios esteróides ou anti inflamatórios depois que a infecção tiver melhorado ou desaparecido. Isso deve reduzir o inchaço e ajudar a prevenir cicatrizes.

Caso o paciente suspeite que está com Úlceras na Córnea, ele deve procurar oftalmologista imediatamente, pois as úlceras da córnea não tratadas podem levar à perda de visão grave e até à perda do olho.

 O rápido cuidado dessa condição é fundamental. Consulte o médico imediatamente para sanar todas as dúvidas e não se automedique em hipótese alguma.

4.8/5 - (82 votes)